Cotidiano

Homem de confiança de Cabral tinha imagens de ?bolo? de dinheiro no celular

bolosdedinheiro.pngSÃO PAULO ? No celular de Carlos Miranda, homem de confiança do ex-governador Sérgio Cabral, os investigadores da Lava-Jato encontraram fotografias de bolos de notas de dinheiro. A imagem aparece em um relatório da Polícia Federal anexado ao processo. Carlos Miranda foi um dos alvos de prisão preventiva da Operação Calicute e tinha participação central no esquema durante o governo Cabral, de acordo com a força-tarefa da Lava-Jato.

As fotografias foram encontradas entre os arquivos de WhatsApp de Carlos Miranda. De acordo com o relatório, não se pode inferir em qual contexto que as fotos aparecem. ?A forma que as conversas foram repassadas para este analista pela Apple não vincula imagens de WhatsApp a sua respectiva conversa, apresentando-se em destinos separados?, diz o documento.

De acordo com as investigações, Carlos Miranda seria o responsável pela cobrança, nas empresas, por contratos, aditivos e outros repasses. Teriam sido feitos pagamentos na sede da empresa de Carlos Miranda, a GRALC Consultoria Empresairal. A GRALC tornou-se LRG Agropecuária que, segundo as investigações, teria sido usada para ?esquentar?, por meio de contratos fictícios, o pagamento de propinas de emrpesas que se relacionavam com o governo Cabral.

IMPOSTO DE RENDA

Foram encontrados também nos documentos ligados a Carlos Miranda, a Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda do ex-governador Sérgio Cabral do ano de 2016. Segundo os policiais que analisaram o documento, o fato de Carlos Miranda possuir o documento de Imposto Renda demonstra a relação de proximidade e confiança entre ambos.

*Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire