Cotidiano

Homem com doença pulmonar terminal completa maratona com cilindro de oxigênio

maratona.jpg

SEATTLE ? O americano Evans Wilson foi diagnosticado há 5 anos com fibrose e hipertensão pulmonar. E para chamar a atenção do público para essas doenças, que nos EUA é responsável por tantas mortes quanto o câncer de mama, Wilson completou no domingo a Maratona de Seattle.

O tempo, claro, não foi dos melhores. Os 42 quilômetros foram percorridos andando, em cerca de 11 horas. Durante o percurso, Wilson foi acompanhado pela esposa, que o ajudou a carregar o cilindro de oxigênio. E a cada oito quilômetros, equipes de apoio o aguardavam para trocar os tanques.

? Eu não estou fazendo isso por diversão ? disse Wilson, em entrevista para a KOMO-TV. ? Estou fazendo porque a fibrose pulmonar é uma doença incrivelmente sem financiamento.

Completar a maratona faz parte de um projeto de arrecadação de fundos para a Pulmonary Fibrosis Foundation, que pretende levantar US$ 50 mil. A fibrose pulmonar é uma doença progressiva e fatal, com sobrevida média entre 3 e 5 anos.

? Você não tem grupos de sobreviventes da fibrose pulmonar porque eles não existem ? disse Wilson. ? É uma doença terminal. Alguns são rápidos, outros demoram mais, mas o resultado final é sempre o mesmo.

Antes de ser diagnosticado com as doenças, Wilson era acostumado a corridas, tendo ficado em quarto lugar numa edição da Rose Bowl Quarter Marathon, com percurso de dez quilômetros. Mas a de Seattle foi a primeira maratona que disputou.

Para se preparar, ele começou andando por 90 minutos por dia dentro de casa, quatro vezes por semana. Depois, começou a treinar em caminhadas fora de casa e na esteira da academia, onde concluiu recentemente os 42 quilômetros.