Cotidiano

Hollande promete acabar com campos de refugiados em Paris

2016 948117474-201610291100005722_AFP.jpg_20161029.jpg

PARIS ? O presidente da França, François Hollande, prometeu neste sábado acabar com os campos de refugiados em Paris, depois que seu governo retirou 5 mil pessoas de uma concentração de imigrantes no Norte da França em um esforço tardio para aplacar a crise migratória. As remoções dos refugiados em Calais e em Paris se tornaram símbolos visíveis das dificuldades do país para acomodar imigrantes e refugiados que buscam vidas melhores na Europa.

Hollande também pediu que o Reino Unido faça mais para ajudar migrantes menores de idade em Calais, uma cidade portuária que é por muito tempo um ponto para viajantes desesperados do Oriente Médio e da África que tentam chegar à costa britânica.

? Não podemos tolerar os campos. Vamos evacuar os campos em Paris, porque esta não pode ser uma situação de longa duração ? afirmou o presidente francês, acrescentando que os acampamentos nas ruas da capital não são ?dignos? da França.

Hollande minimizou as preocupações com a chegada de ex-residentes de Calais à capital, notamente perto da estação de metrô Stalingrado. A maior parte dos migrantes que se alojaram perto da estação são parte de uma ?nova corrente migratória oriunda da Líbia nas últimas semanas e meses?, afirmou o presidente.

Campos migratórios rotineiramente surgem, e depois são removidos, e depois aparecem novamente. Autoridades regionais de Paris afirmam que 19 mil imigrantes já foram transferidos a residências temporárias desde junho de 2015.

Hollande insistiu que a França oferecerá abrigo àqueles que pedem abrigo e deportará aqueles que não têm este direito. Entre os migrantes de Calais e Paris, há refugiados de guerras, assim como pessoas que fogem da pobreza e buscam um trabalho. O presidente afirmou também que as 5 mil pessoas removidas com campo de Calis foram transferidas a 450 centros de recepção ao redor da França. Ele se encontrou, neste sábado, com imigrantes que chegaram a um centro no Oeste da França, em Doue-la-Fontaine.

Aproximadamente 1500 migrantes que são menores de idade permanecem em Calais em um abrigo especial, e Hollande pediu que o Reino Unido ?faça a sua parte? em acomodá-los. Ele contou ter conversado, na sexta-feira, com a primeira-ministra britânica, Theresa May.

Barbara Winton, filha de um corretor de ações que ficou conhecido como o ?Schindler da Grã-Bretanha? por salvar criança judias dos nazistas, também está pedindo que seu país faça mais pelas crianças refugiadas. Em frases atribuídas a ela no site da organização Help Refugees, ela diz que a melhor forma de honrar a memória de seu pai é ?mostrar a preocupação e a compaixão como ele fez no passado, com aqueles em perigo e em necessidade hoje?.