Cotidiano

Hollande pede que May inicie rapidamente negociações sobre Brexit

PARIS ? O presidente francês, François Hollande, pediu à primeira-ministra britânica, Theresa May, que inicie rapidamente as negociações sobre a saída britânica da União Europeia (UE). No primeiro dia da nova premier, os dois líderes tiveram uma conversa pelo telefone. Ela assume o posto até então ocupado por David Cameron, que renunciou após assistir ao fracasso dos seus esforços contra o Brexit.

“Eles concordaram em desenvolver ativamente a relação bilateral que calorosamente une França e Reino Unido em todos os campos”, disse o gabinete de Hollande em comunicado. “O presidente repetiu seu desejo de que as negociações para a saída do Reino Unido da União Europeia devem ser lançadas o mais rapidamente possível?.

A primeira-ministra britânica conversou com os líderes da França, da Alemanha e da Irlanda algumas horas após tomar posse.

? Em todas as ligações, a primeira-ministra enfatizou seu comprometimento em entregar a vontade do povo britânico de deixar a União Europeia ? disse uma porta-voz de May. ? A premier explicou que precisaria de algum tempo para se preparar para estas negociações e falou da sua esperança de que elas serão conduzidas em um espírito construtivo e positivo.

Embora tenha participado da campanha em favor da permanência do Reino Unido no bloco europeu, May terá a função de guiar o processo de divórcio britânico. Agora, ela promete seguir à risca a decisão dos eleitores no referendo de junho e já afirmou que ?Brexit é Brexit?.

No entanto, a nova premier advertiu nesta semana que não ativaria o Artigo 50, que oficializa o início do processo de retirada da UE, antes do fim do ano. Ela está sob pressão dos líderes europeus, que pedem que o Reino Unido apressem as negociações para reduzir o atual período de incertezas sobre o destino da relação britânica com os países-membros do bloco.

May já se comprometeu a negociar o melhor acordo para o Reino Unido e para o estabelecimento de um nova posição do país no mundo. A sua principal dificuldade, no entanto, é que o país deverá continuar a aceitar a livre circulação de pessoas, se quiser conservar o acesso ao mercado único europeu. Este se apresenta como um ponto delicado para as negociações, já que a principal promessa da campanha do Brexit foi frear a imigração.

Casada, May é considerada por muitos uma nova ?Dama de Ferro?. Ela está na ala mais à direita do partido conservador. No entanto, durante a campanha para o referendo, abordou alguns temas sociais tentando conquistar os eleitores e também romper com a imagem de frieza. No ministério do Interior, que ela ocupava desde 2010, adotou uma linha muito firme em temas como a delinquência, imigração ilegal ou pregadores islâmicos.