Cotidiano

Hollande gasta ? 9.895 com cabeleireiro por mês

PARIS — O presidente francês, François Hollande, contrata desde 2012 um cabeleireiro por um salário mensal bruto de € 9.895, informou nesta quarta-feira o semanário satírico Le Canard enchaîné. A notícia repercutiu amplamente nas redes sociais, com internautas criando memes em que mostram Hollande com perucas e penteados.

O contrato de trabalho de Olivier B., “cabeleireiro pessoal do chefe de Estado”, foi assinado em 16 de maio de 2012 pela então diretora do gabinete do Eliseu, Sylvie Hubac, afirma a publicação. Em resposta à reportagem, o Palácio do Eliseu argumentou nesta quarta-feira que o profissional está disponível 24 horas para o presidente.

O documento estipula que Olivier B. está contratado pela duração do mandato presidencial em curso, explica o Canard, segundo o qual este “contrato temporário de cinco anos representa uma remuneração bruta acumulada de € 593.700”.

Os honorários vão acompanhados de uma eventual concessão para habitação e outras vantagens familiares, acrescenta a publicação.

Um deputado da ultradireitista Frente Nacional (FN) se referiu ao presidente socialista como sua majestade no Twitter, enquanto outros usuários publicavam montagens de perucas e penteados extravagantes sobre fotos do presidente para “ajudar o cabeleireiro a ganhar seu salário”.

A hashtag #Coiffeurgate era trending topic no Twitter na França nesta quarta-feira.

O semanário afirma ainda que Olivier B. deve estar totalmente disponível e acompanhar o presidente durante a maioria de suas viagens. O contrato do cabeleireiro também estipula que “deve guardar segredo absoluto sobre o trabalho realizado durante e após o fim de seu contrato”.