Cotidiano

Hollande anuncia reforma em sistema de indenização a vítimas do terror

EUROPE-ATTACKS_FRANCE-HOLLANDE-GBJ2TRHFO.1.jpg

PARIS ? O presidente francês, François Hollande, anunciou nesta segunda-feira uma reforma do sistema de indenização das vítimas de atentados terroristas no país. Ele justificou a decisão afirmando que o alto número de pessoas afetadas pelos ataques no país obrigam o governo a mudar sua resposta, e as regras de indenização não podem continuar sendo as mesmas de 30 anos atrás. A declaração veio em uma cerimônia para homenagear as vítimas do terrorismo que reuniu uma multidão em Paris.

A França prestou uma emotiva homenagem nesta segunda-feira a todas as vítimas do terrorismo. Além de Hollande, estiveram presentes membros da oposição, sobreviventes de ataques e familiares das vítimas.

? Nunca antes nosso país havia sido atacado com uma magnitude criminal, uma raiva destruidora, uma crueldade bárbara semelhante ? declarou Hollande durante a cerimônia no Hotel Des Invalides.

Familiares das vítimas e sobreviventes tomaram a palavra para prestar homenagem às 230 pessoas que perderam a vida em atentados terroristas na França ou no exterior desde setembro de 2015.

? No dia 14 de julho de 2016, dia de festa nacional, nossas vidas foram destroçadas para sempre ñ manifestou Yasmine Bouzergan Marzouk, uma jovem muçulmana de 21 anos, que perdeu três membros de sua família no atentado de Nice.

A jovem, que não conseguiu conter as lágrimas, pediu que o Islã não seja identificado com o terrorismo. Ela classificou os autores do massacre, que deixou um saldo de 86 mortos, de bárbaros sem “fé, lei, nem religião”.

Yasmine, que perdeu no massacre de Nice seu primo de 13 anos, disse ainda que os criminosos atacaram um símbolo republicano ? e, particularmente, as crianças, que são o futuro da França. Dez crianças e adolescentes morreram quando um terrorista tunisiano atropelou uma multidão que celebrava o Dia da Bastilha em Nice.

A data da cerimônia não foi escolhida ao acaso. Em 19 de setembro de 1989, um avião DC-10 da companhia francesa UTA que cobria a rota Brazzaville-Paris explodiu em pleno voo devido a uma bomba, provocando a morte de seus 170 ocupantes.

Desde 1998, associações de vítimas se reúnem todos os anos, nesta data, no Hotel Des Invalides, onde está erguido o único monumento parisiense dedicado às vítimas do terrorismo.