Cotidiano

Holanda aprova estudo sobre viabilidade de saída da Zona do Euro

euro-frankfurt-getty.jpg

AMSTERDÃ – Depois de o Reino Unido deixar a Zona do Euro em junho do ano passado, agora a Holanda começa a discutir a possibilidade de adotar uma moeda nacional. Na última quinta-feira, políticos holandeses aprovaram o pedido de uma pesquisa para saber se o país deveria ou não manter-se manter na Zona do Euro.

zona_do_euro_2602

A proposta, apresentada pelo principal partido de oposição, os democratas-cristãos (de extrema-direita), foi aprovada por unanimidade, e autoriza o início da pesquisa, que será supervisionada pelo assessor jurídico do governo, o Conselho de Estado. Segundo o partido, a ideia é fazer um ?abrangente debate? sobre o assunto, logo após a realização das eleições nacionais, que acontecem em março.

? A pesquisa vai avaliar se a Holanda poderia sair da zona da moeda única e, se sim, investigar como isso seria possível ?, disse o senador Pieter Omtzigt, do partido dos democratas-cristãos.

Omtzigt disse a pesquisa foi solicitada, principalmente, devido às preocupações de que as taxas de juros Banco Central Europeu (BCE), que estão muito baixas, estariam afetando os holandeses, principalmente pensionistas. As conclusões do estudo serão apresentadas em alguns meses, quando a composição do Parlamento terá mudado drasticamente após as eleições.

A possibilidade de deixar a Zona do Euro surgiu em meio a uma crescente maré de ceticismo em torno da moeda, que toma conta de toda a Europa. Em todo território europeu, partidos populistas apostam nesse sentimento para fazerem suas campanhas nas eleições nacionais, que acontecem em todo o continente.