Cotidiano

Hoje é o último dia para produtor fazer o CAR

O proprietário que não regularizar a situação do imóvel pode perder benefícios

Cascavel – Encerra hoje em todo o País o prazo para a realização do CAR (Cadastro Ambiental Rural). No entanto, muitos proprietários rurais correm o risco de não conseguirem inserir as informações no Sicar, ferramenta utilizada para este tipo de comprovação.

Prorrogado em maio do ano passado, o CAR permite identificar o tamanho da propriedade, suas áreas de preservação permanente e reservas legais.

Quem cumpriu com a exigência do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) terá todas essas especificações constatadas, diferentemente daqueles que não se adequaram até a data limite. Os atrasados podem perder benefícios a partir do ano que vem, como crédito agrícola, autorizações ambientais, impossibilidade de o proprietário requerer a suspensão da exigibilidade de algumas multas, entre outros. O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) alerta para possíveis sanções, como advertências ou multas, mas que ainda não foram definidas pelo Mapa. 

Em Cascavel, os dados mais recentes divulgados pelo IAP com base no levantamento do Serviço Florestal Brasileiro são referentes aos cadastros feitos até dezembro de 2015. Na época, 47,03% da área total, de 98.871,02 hectares, estava coberta. No Paraná, mais de 100 mil imóveis ainda não haviam sido cadastrados até o início de abril, conforme levantamento. Ao todo, 371.089 propriedades precisam ser incluídas no CAR, soma que até o momento chegou a pouco mais de 251 mil, ou 67,7% do total.

No Brasil

A cobertura do CAR no Brasil é de 70,29% de toda a área passível para cadastramento. Ou seja, dos 397.562.970 hectares, foram cadastrados, segundo o Serviço Florestal Brasileiro, 279.633.315 hectares, o que representa aproximadamente 2,61 imóveis.