Cotidiano

Hoje é dia de vacinação

A campanha de vacinação contra a Influenza começa hoje e segue até 1º de junho. Em Cascavel quase 88 mil pessoas devem ser imunizadas, que devem procurar as Unidades Básicas de Saúde e Unidades Saúde da Família para receber a dose da vacina, a partir das 7h.

Neste ano, além de idosos com 60 anos ou mais, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), puérperas, gestantes, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Em todo o País, o público-alvo representa 60 milhões de pessoas. A meta é imunizar, pelo menos, 90% dos grupos prioritários.

Unidade móvel

Nesta campanha, a Secretaria de Saúde vai montar um ponto de vacinação com uma unidade móvel em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Brasil, que funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira e aos sábados das 8h às 19h.

Infecção viral aguda

Conforme o Ministério da Saúde, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, e de elevada transmissibilidade por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao tossir, falar, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso até a boca, olhos e nariz.

A doença pode ser causada pelos vírus A, B e C, estes combatidos por meio da vacinação. Em Cascavel, segundo boletim epidemiológico da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) há circulação do vírus A H3 não subtipado, com uma confirmação e outro de Influenza B.

Sintomas

Desde janeiro o Paraná já registrou cinco mortes por Influenza, duas delas na região Oeste. Além disso, em todo o Estado foram confirmados 31 casos da doença antes mesmo de se dar início à campanha de vacinação.

Diante disto, a orientação da Organização Mundial de Saúde, visto a probabilidade de óbitos em casos mais graves e que ocorrem geralmente em grupos de alto risco, é ficar atento aos primeiros sintomas. Entre os mais comuns estão febre repentina, tosse, dor de garganta e de cabeça, musculares e nas articulações, falta de ar, cansaço e calafrio. Quem apresentar um ou mais destes sintomas deve procurar ajuda médica.