Cotidiano

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Adoção

Hoje é comemorado o Dia Nacional da Adoção

Nesta terça-feira (25) é comemorado o Dia Nacional da Adoção. Dados estatísticos, como os do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, do Conselho Nacional de Justiça, apontam que 432 crianças estão disponíveis para adoção no Paraná, enquanto há 2.529 pretendentes (os números são atualizados rotineiramente).

Os números mostram que ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para que essas crianças e adolescentes encontrem um lar. A divergência entre os perfis das crianças e adolescentes disponíveis para adoção e as características buscadas por aqueles que pretendem adotar é um deles. Aqueles que já adotaram, no entanto, comprovam que, mais do que um gesto de amor, a adoção é um ato que transforma tanto a vida das crianças e adolescentes, como a daqueles que recebem um novo ente familiar em seus lares.

Nesta data, o Ministério Público do Paraná destaca a importância do assunto e os esforços que têm sido feitos para assegurar o cumprimento do princípio da prioridade absoluta para a infância.

Promotorias de Justiça – Em todas as comarcas do estado, o MPPR mantém Promotorias de Justiça com atribuição específica para a área da Infância e Adolescência. Em Curitiba, por exemplo, são três promotores de Justiça que possuem equipes completas para atuação na área. Todas as pessoas interessadas em iniciar um processo de adoção ou mesmo ter mais informações sobre o assunto podem entrar em contato com os membros e servidores do Ministério Público.

Acesse os contatos das Promotorias de Justiça em todo o estado.

 

Nas redes sociais do MPPR, foi publicado conteúdo especial que explica quais são os principais requisitos para se iniciar um processo de adoção, informações essenciais aos que têm a intenção de adotar uma criança ou adolescente neste momento ou no futuro. Acesse aqui.

 

Em artigo publicado nesta terça-feira (25), o promotor de Justiça Francisco Zanicotti aborda a questão do procedimento denominado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente como “habilitação de pretendentes à adoção”, ao qual se submetem todas as pessoas interessadas em adotar uma criança ou adolescente. Confira a íntegra do texto.