Cotidiano

Hodor sobre Hodor: Kristian Nairn fala sobre o destino de seu personagem em ?Game of Thrones?

RIO ? No momentos finais do mais recente episódio de ?Game of thrones?, Hodor, o leal servo da Casa Stark morre protegendo a fuga de Bran, seu mestre paraplégico, de uma horda de zumbis. A cena já seria triste por si só, mas a sequência, graças a uma complexa trama de viagem no tempo, ainda revelou a origem do trauma mental que fez com que o personagem falasse apenas uma palavra, ?hodor?, por quase toda a vida. (Fez todo o sentido para quem assistiu a cena, considerada uma das mais emocionantes da série por boa parte do público)

A virada, que transformou o personagem bonachão numa figura trágica, foi considerada uma das mais chocantes até mesmo pelos produtores e roteiristas David Benioff e D.B. Weiss. Eles souberam o destino de Hodor pelo autor dos livros que deram origem à série, George R.R. Martin.

?Tem uma história legal correndo a internet, ?Nem todos os heróis seguram espadas, alguns seguram portas??, diz Kristian Nairn, o ator irlandês de 2,10m que interpreta Hodor. ?Eles é um herói agora, mas acho que sempre foi, de seu modo.?

O ator de 40 anos conseguiu manter o segredo sobre a morte do personagem desde que ela foi gravada, em novembro do ano passado .Eles passou os últimos meses cuidando de sua carreira de DJ e negociando a participação em uma série da Netflix e alguns filmes. Numa entrevista por telefone, ele fala sobre como Hodor ficaria feliz com seu destino e, apesar do conceito fluido sobre a morte no programa, ele não acha que o personagem vá voltar.

Você já se acostumou com a ideia?

Sobre o que? De estar morto e ser irrelevante? Não. Estou acostumado a ser irrelevante, mas estar morto é uma novidade.

Então ele está definitivamente morto?

Sim. Não acho que ele vá sobreviver aquilo. Pelo que eu saiba, pode colocar assim.

Alguma chance dele voltar como um zumbi?

Sempre há uma chance. Na verdade é bem libertador ? eu tenho a boca muito grande e é difícil para mim não contar as coisas. Poder assistir ao resto da série sem precisar me segurar pelo risco de revelar alguma coisa é libertador. Mas não acho que ele vá voltar.

O que você pensou quando leu o roteiro do episódio deste domingo?

Foi uma faca de dois gumes para mim. Eu realmente queria que ele tivesse uma grande despedida. Não acho que tenham havido muitas despedidas melhores do que essa na série até agora. Mas é claro que fiquei um pouco choroso quando li. Muito porque esses caras com quem eu trabalhei são meus amigos. Vai ser estranho não conviver com eles profissionalmente.

O fato de Bran ser responsável não só pela morte dele, mas também pelo problema mental modifica sua ideia sobre a relação entre os dois?

Não. Apesar de Bran ser responsável por toda a cadeia de eventos que matou Hodor, Hodor não precisava ter segurado aquela porta. Ele não estava dominado naquele momento. Foi Meera quem pediu que ele segurasse a porta, não Bran. Ele queria proteger o menino, pois foi isso que ele sempre fez. Ele queria ajudar. Eu acho que ele ficaria feliz em saber que eles conseguiram continuar sem ele.

Como foi finalmente saber o significado da palavra que você vinha dizendo por todos esses anos?

Foi demais, cara. Porque eu realmente não fazia ideia. Todas as minhas teorias estavam erradas. Então foi legal saber que isso significava alguma coisa. Depois de todos os significados que dei ao termo em todos esses anos, foi estranho saber que significa ?hold the door? (?segure a porta?)

Qual era a sua teoria favorita?

Na verdade tem a ver com a origem de Hodor, mas eu gostava da teoria de que ele era uma dos irmãos Clegane perdidos. Seriam Hodor, Sandor e Gregor, que tal? A gente sabe que Gregor era muito cruel com Sandor quando eles eram crianças; queimou seu rosto e tudo mais. Quem sabe o que ele poderia ter feito com Hodor. Ele poderia ter derrubado o bebê de seu berço ou algo assim. Isso era o que se passava pela minha cabeça, mas eu estava completamente errado.

Como você acha que o cérebro dele fritou?

Bran tem algum tipo de poder telecinético em seu cérebro que pode controlar animais e obviamente Hodor também. Acho que é algo como linhas cruzadas numa chamada telefônica. Bran estava nesse modo de viagem no tempo, ouvindo Meera dizer ?Você precisa entrar na mente de Hodor?. Acho que ele foi pego nesse vórtice e ficou com o circuito queimado. Quase como apertar um botão de reset.

Então você não acha que ele teve alguma ideia de seu destino durante a vida?

Acho que não. Não acho que ele soubesse o que ia acontecer. Não acho que ele reconhecer Bran quando o encontrou pela segunda vez. Ele pode ter sentido alguma conexão, o que explica a ligação entre os dois, mas não acho que tenha pensado, ?Ah, esse é o pequeno desgraçado do pátio, fique longe dele. Corra!?

Como aquela cena final mudou sua compreensão de Hodor?

Não mudou nada. Obviamente me deu as respostas para a realidade do personagem, mas foi tudo muito verdadeiro para ele e, espero, para a forma como o interpretei. Havia muita humanidade ali e acho que ele sempre teve. Acho que aquilo seria exatamente o que Hodor gostaria. Bem, não acho que ele gostaria de morrer, mas acho que ele morreu feliz.

Porque você acha que as pessoas estão reagindo de forma tão forte à morte de Hodor?

Não havia ninguém como Hodor em ?Game of thrones?. Nçao há nenhum outro personagem com o calor humano e a leveza de humor dele. Ele era um cara legal e isso é tão raro na série. Ele não merecia isso. Mas ?Game of thrones? é isso. Acho que tudo foi dito no início do episódio, quando Jaqen H?Ghar pergunta a Arya algo como, ?A morte fez apenas para os maus e deixa os bons para trás??.

Como foi o último dia trabalho?

Foi emocionante. Foi um dia antes ou depois do meu aniversário. Foi bastante pesado, com ventos de 160 km/h sobrando em nossas caras com neve falsa. Eu estava realmente segurando a porta, com umas oito pessoas empurrando do outro lado. Foi realmente uma interpretação de Método (risos) Foi um dia muito intenso, mas uma das coisas legais foi que eles deixaram Isaac fechar minha participação. Ele veio até mim e disse, ?Sr. Nairn, corta!? Foi muito emocionante. Sempre fomos um pequeno grupo e eu senti como se estivéssemos nos separando. Foi muito triste!

De quantas formas é possível dizer ?Hodor??

Há infinitas maneiras de dizer, mas não é só a palavra, tem a ver com a linguagem corporal também.

Você tem uma favorita?

Minha favorita foi na terceira temporada, quando Osha estava reclamando ?Porque sempre temos de fazer o trabalho? Porque nós montamos a tenda e acendemos o fogo enquanto Bran conversa com os Reeds?? E eu apenas olho para ela e solto um Hodor do tipo ?Porque você está falando isso comigo??. O que você acha que eu posso fazer? Foi um ?Hodor? confuso, mas todo mundo entendeu.

Você tem outras séries e filmes a caminho, além de sua carreira na música. Mas você aceita bem o fato de que sempre será Hodor na cabeça das pessoas?

Claro. Alguns acham isos ruim. Mas interpretar um personagem marcante dessa fantástica série de livros, que não ficaria feliz com isso? Fico feliz de ser o Hodor para sempre.

Ótimo.

Mas me pergunte de novo em dez anos.