Cotidiano

Histórias de quem emagreceu e desfez a ideia de que parar de fumar engorda

Fotolia_114415036_Subscription_XXL.jpg

Parar de fumar realmente melhora o paladar e o prazer de comer. Sem as substâncias tóxicas do cigarro, as papilas gustativas, responsáveis por identificar os sabores, recuperam sua função. Mas essa mudança não significa necessariamente que a fome vai aumentar e que as pessoas vão passar a comer exageradamente.

– Com a recuperação do paladar e olfato, somados ao estresse e à ansiedade envolvidos no processo de cessação do tabagismo, além do hábito de levar algo à boca, é comum haver uma necessidade de gratificação oral por parte do ex-fumante. E se essa gratificação vem não precisa ser dessa forma ? pondera Alberto José de Araújo, pneumologista e coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo do IDT/UFRJ.

Muitos fumantes inclusive emagrecem quando param com o cigarro, especialmente porque encaram o abandono do tabagismo como um start para adotar um estilo de vida mais saudável. Edlene Ferronatto, 23 anos, é um exemplo dessa transformação. Ela completou recentemente dois anos sem fumar, e eliminou seis quilos no período.

– Comecei a me preocupar em melhorar a minha saúde. Percebi que o hábito de fumar estava associado a outros hábitos negativos. Quando fumava, me alimentava mal, bebia bastante refrigerante e cerveja. Quem fuma sabe que essas são combinações tentadoras. Ao tirar o cigarro da minha vida, tirei também essas coisas e acabei perdendo peso.

Edlene está plenamente consciente do efeito negativo do cigarro e da importância da alimentação e qualidade de vida.

– Hoje em dia, tenho muito mais disposição para aproveitar a vida. Subo minha rua correndo, acordo cedo. Minha pele melhorou, meu humor também. Minha maior felicidade é a de ter me libertado.

Fotolia_23444103_Subscription_XXL.jpg

Com Leonardo Marins, 36, o clique para abandonar o tabagismo veio depois que a esposa lhe deu uma notícia aguardada: ele ia ser pai.

– No dia seguinte em que recebi a notícia já fui para o trabalho sem fumar o primeiro cigarro. Senti grandes alterações no meu humor e muita ansiedade, mas em vez de partir para a comida, decidi praticar esportes, coisa que não fazia desde a adolescência, relata Leonardo.

Leia também

Essa decisão por uma mudança de vida deu um resultado que impressiona. Cinco anos depois de ter parado de fumar, Leonardo contabiliza 16 quilos perdidos.

– Comecei a praticar muay thai, malhar e fazer trilhas. Aumentei minha resistência física e capacidade respiratória e melhorei muito a minha qualidade de vida. O mais importante para mim é a disposição que tenho para o meu filho de quatro anos. Hoje em dia, jogo bola e corro atrás dele sem ficar ofegante ? relata Leonardo, sem esconder o orgulho com a conquista.

Fonte:

Alberto José de Araújo (CRM – 33644-2)