Cotidiano

Histórias de casamentos

José Geraldo de Souza, de 75 anos, é viúvo há 33 anos e há cinco meses conheceu Maria Idalina Pinho da Silva, de 63 anos. Os dois participaram na sexta-feira (20) do casamento coletivo, no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto (Ciro Nardi), em Cascavel, que oficializou a união de 325 casais.

“A gente mora em Santa Tereza do Oeste e pensamos que o mais correto é casar, é fazer as coisas da maneira certinha. Por isso, aproveitamos essa oportunidade para oficializar de vez a nossa união”, relata a noiva.

Já Renata e Ricardo Ferreira estão há dez anos juntos e somente agora decidiram casar. “O casamento [coletivo] é uma forma de oficializar a nossa união e ainda economizar, já que não pagamos nada por isso. É também uma oportunidade de selar o nosso compromisso”, afirma Renata.

Conforme uma das coordenadoras do evento, Graciele Weiler, a desembargadora Joeci Machado Camargo foi a responsável pelo casamento civil. Após a formalização das uniões, uma benção foi dada aos casais.

Justiça no Bairro

O casamento coletivo é uma das ações da quinta edição do Justiça no Bairro, programa promovido pelo Tribunal de Justiça em parceria com a Prefeitura de Cascavel, Sesc (Serviço Social do Comércio) e Unipar (Universidade Paranaense. Neste ano, um fato inédito ocorreu durante a cerimônia. Em cinco anos de programa, foi a primeira vez que uniões homoafetivas foram realizadas, com a participação de dois casais.