Cotidiano

Hillary violou regras ao usar servidor pessoal, diz Departamento de Estado

US-DEMOCRATIC-PRESIDENTIAL-CANDIDATE-HILLARY-CLINTON-CAMPAIGNS-I-G672O2TFN.1.jpgWASHINGTON ? Uma auditoria interna realizada pelo Departamento de Estado do EUA classificou como uma violação o uso de um servidor privado no correio eletrônico por Hillary Clinton enquanto era secretária de Estado americana. O relatório diz que as investigações detectaram fragilidades sistêmicas e duradouras relacionadas a arquivos eletrônicos e comunicações no gabinete de Hillary, que hoje é pré-candidata democrata na corrida à Casa Branca.

Hillary usou seu servidor privado em sua casa de Nova York para lidar com assuntos do governo e da política externa, o que gerou uma série de investigações no país. A polêmica sobre a sua troca de e-mails paira sobre a sua campanha há meses. Hillary & servidor pessoal

A auditoria concluiu que a atual pré-candidata democrata deveria ter discutido o uso da sua conta pessoal com autoridades de segurança. Especialistas apontam que a atitude de Hillary quebra regras internas do Departamento de Estado e traz riscos de segurança.

?Não há evidência que a Secretária pediu ou obteve aprovação para conduzir negociações oficiais pela sua conta pessoal de e-mail em seu servidor privado?, disse o relatório do Departamento de Estado americano, que reconheceu que também houve problemas em manter controle dos registros de emails dos antecessores de Hillary no cargo.

Para conduzir a investigação, funcionários da inspetoria entrevistaram o atual secretário de Estado, John Kerry e os antecessores Colin Powell, Condoleeza Rice e Madeleine Albright. Hillary e seus principais assessores, Cheryl Mills, Jake Sullivan e Huma Abedin, se recusaram a colaborar.

Os republicanos usam a polêmica sobre o e-mail de Hillary para sugerir que ela tentava esconder documentos do governo ? ou que comprometeu a segurança do governo e se expôs a potenciais falhas de segurança e invasões.