Cotidiano

Hillary reúne 40 mil, Obama e astros da música para fechar campanha

FILADÉLFIA – Para encerrar a campanha à Casa Branca, a candidata democrata Hillary Clinton reuniu ao menos 40 mil pessoas lotando o Independence Mall, em Filadélfia, na noite de segunda-feira. A ex-secretária de Estado, seu marido Bill, o presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle e os roqueiros Bruce Springsteen e Jon Bon Jovi fazem parte do evento, um dos últimos comícios de sua agenda. Durante o dia, ela discursou com dureza contra Donald Trump e elogiou os republicanos que se mantiveram contra o candidato, tentando ganhar seus votos. Na véspera das eleições, Hillary apareceu na liderança das pesquisas com uma margem de quatro pontos percentuais sobre Trump. Conteúdo fim campanha

No evento, Hillary quebrou seu recorde de audiência ? o maior até então havia sido reunindo 18.500 pessoas em um comício em Ohio.

Ela iniciou seu último dia de sua campanha para as eleições de terça-feira com um discurso para seus simpatizantes em Nova York. Mais tarde, em Allendale, no estado de Michigan, Hillary manteve o discurso conciliador e elogiou os republicanos que “tomaram posições corajosas contra o candidato do seu partido”, referindo-se a seu adversário na corrida eleitoral, Donald Trump.

O discurso agressivo de Trump foi criticado pela ex-secretária de Estado em seus comícios no último dia de campanha.

? Tenho muito trabalho a fazer para unificar o país. Realmente, quero ser a presidente de todos, para pessoas que votaram em mim e para as pessoas que não votarem em mim ? afirmou, falando à imprensa ao pegar o voo de Nova York para Michigan.

De acordo com Hillary, essas “divisões, que não apenas foram expostas, como também exacerbadas na campanha da outra parte, fazem com que realmente tenhamos de unir o país depois das eleições”. A democrata disse ainda que a prioridade de sua equipe é maximizar a presença dos eleitores nos postos de votação.

US-VOTE-DEMOCRATS-CLINTON-GMT30754B.1.jpg

LIDERANÇA APERTADA NAS PESQUISAS

A um dia das eleições presidenciais, Hillary mantém vantagem em duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira. Em uma sondagem ABC News/Washington Post, 47% dos eleitores consultados disseram que votarão nela, e 43% afirmaram que escolherão Trump.

Já uma outra pesquisa da Bloomberg Politics/Selzer mostrou uma vantagem de três pontos percentuais para a ex-secretaria de Estado(44% pra Hillary e 41% para Trump). Os candidatos agora apostam suas fichas nos eleitores decisivos para a votação de terça-feira, percorrendo cinco estados-chave para o resultado ao longo do dia.

USA-ELECTION_CLINTON-GMT307554.1.jpg

Assim como na pesquisa ABC News/Washington Post, uma sondagem da CBS News divulgada nesta segunda-feira deu quatro pontos percentuais de vantagem para Hillary. Mas, desta vez, ela tem 45% das intenções de voto e Trump 41%. A pesquisa com 1.753 adultos americanos foi realizada entre 2 e 6 de novembro e a margem de erro é de três pontos percentuais.

A liderança de Hillary continua apertada, mas a sua campanha assiste a uma tendência positiva em comparação com os percentuais da semana passada (quando a democrata tinha 46% das intenções de voto). Trump chegou a ultrapassá-la em algumas pesquisas, sobretudo depois de o FBI reabrir a investigação sobre uma nova leva de emails que Hillary trocou pelo seu servidor pessoal para tratar de assuntos do Departamento de Estado na época em que chefiava o órgão.

Outras pesquisas da última semana mostravam Hillary com uma vantagem um pouco menor. Em uma sondagem CBS/New York Times, ela liderava por três pontos; em uma pesquisa da Fox News, sua vantagem era dois pontos; e, em uma sondagem IBD/TIPP, a margem em seu favor era de um ponto.Campaign 2016 Clinton-GPS305OQ6.1.jpg

LUTA É PELOS ESTADOS-CHAVE

Uma vez que a disputa da Casa Branca é decidida por um sistema de Colégio Eleitoral, em que se contabilizam ganhos estado por estado, o resultado não depende exclusivamente do percentual simples de votos que cada candidato obtém em escala nacional. No último dia de campanha, os candidatos percorrem cinco estados-chave na tentativa de conquistar os últimos votos cruciais para a vitória ? e de incentivar os eleitores a saírem às urnas na terça-feira.

Trump começa sua agenda de campanha com um comício na Flórida, ao lado do seu companheiro de chapa Mike Pence. Em seguida, ele fará paradas na Carolina do Norte, Pensilvânia, New Hampshire e Michigan. Já a sua rival democrata passará por Carolina do Norte, Michigan e Pensilvânia. Os quinze estados decisivos para as eleições dos EUA

Ao longo do fim de semana, os candidatos também trabalharam duro para conquistar o eleitorado nos estados decisivos para as eleições. Hillary apareceu ao lado de celebridades muito famosas no país ? incluindo a cantora Beyoncé, o rapper Jay Z, o jogador de basquete Lebron James e a cantora Katy Perry. Ela tenta atrair os eleitores jovens, muitos dos quais não se sentem incentivados o bastante a sair de casa para votar.

Nesta segunda-feira, Hillary Clinton planeja um grande encerramento de campanha. Em um comício, ela terá as participações dos músicos Bruce Springteen e Bon Jovi. Mas o melhor está reservado para a noite, quando reunirá no mesmo palanque o seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, o atual presidente dos EUA, Barack Obama, e sua extraordinariamente popular esposa, Michelle Obama. Como os ?Swing States? podem determinar a vitória nas eleições americanas