Cotidiano

Hillary recusa convite de Peña Nieto para reunião no México

201609061502323658_AFP.jpg

WASHINGTON ? A candidata à presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton declarou que não irá ao México antes das eleições, recusando o convite do presidente Enrique Peña Nieto. Na semana anterior, a visita do adversário Donald Trump ao país gerou o que a democrata classificou como um ?incidente diplomático?.

Em entrevista para a ABC News, Clinton não deu mais detalhes sobre a sua decisão, confirmada mais tarde por seu comitê eleitoral. De acordo com o Ministério de Relações Exteriores do México, a equipe da democrata manteve a possibilidade de haver um encontro em outro período.

?Nós entendemos e respeitamos a sua decisão de sugerir o momento de haver uma reunião?, escreveu a ministra Claudia Ruiz Massieu no Twitter.

Peña Nieto convidou ambos os candidatos no mês passado, e recebeu Trump na última quarta-feira. O que parecia uma atitude mais moderada do republicano, que já disse que o México exporta ?estupradores? e ?traficantes de drogas? para os EUA, provocou um constrangimento entre os dois políticos.

Na noite em que voltou do encontro com o presidente, o candidato afirmou em discurso em Phoenix, Arizona, que manteve a sua decisão de construir um muro na fronteira com o vizinho, e que o México pagaria pela obra. Depois, Peña Nieto usou sua conta no Twitter para deixar claro que seu país não bancaria a construção.

? Ele disse uma coisa e o presidente do México o contradisse quase imediatamente ? alfinetou Clinton na entrevista. ? Ele não soube nem como se comunicar efetivamente com um chefe de Estado. Acho que esse é um balanço bastante claro dessa viagem.