Cotidiano

Hillary não teria dificuldades para se eleger prefeita de Nova York, diz pesquisa

NOVA YORK ? Derrotada pelo magnata Donald Trump na eleição presidencial dos EUA, a democrata Hillary Clinton ainda tem bastante prestígio em Nova York. Segundo uma pesquisa divulgada pela Quinnipiac University nesta quarta-feira, Hillary venceria com tranquilidade uma eventual disputa pela prefeitura na ?Big Apple?.

Ex-secretária de Estado na administração Obama, Hillary teria 49% dos votos do eleitorado nova-iorquino caso decidisse disputar a eleição, de acordo com a pesquisa. Já o atual prefeito, o também democrata Bill de Blasio, teria apenas 30% dos votos na hipotética disputa com Hillary. De Blasio deve concorrer à reeleição em novembro, e é apontado como favorito à vitória.

? Os nova-iorquinos não adoram o prefeito De Blasio, mas parece que gostam mais dele do que de outras possibilidades, salvo Hillary Clinton ? disse o diretor-adjunto da Quinnipiac University, Tim Malloy.

Desde a derrota na eleição americana, Hillary adotou uma postura mais reservada, embora não tenha se afastado totalmente da vida pública. A democrata não chegou a mencionar a possibilidade de disputar novas eleições, nem quando isto aconteceria.

Recentemente, ganharam força especulações de que Hillary almejaria disputar a prefeitura de Nova York, cidade que se mostrou um de seus redutos eleitorais na corrida pela presidência. No entanto, a possibilidade foi rechaçada no início deste ano por Neera Taden, presidente do think-tank Centro para o Progresso Americano e conselheira informal de Hillary. De acordo com Taden, é provável que a ex-secretária de Estado não volte a disputar eleições.