Cotidiano

Hillary encosta em Trump no Texas, diz pesquisa

RIO ? A candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, encostou no rival republicano Donald Trump na preferência dos eleitores do Texas, mostra nova pesquisa realizada pela rede de TV americana CBS. De acordo com o levantamento, Hillary está a apenas três pontos percentuais de Trump no estado, que costuma ser ganho pelos republicanos. Já na Flórida, outro estado chave na disputa, a democrata manteve os três pontos de vantagem que tinha sobre Trump apurados na pesquisa anterior da CBS.

Segundo a rede de TV, os números do levantamento mostram a frustração dos eleitores com a falta de diálogo na corrida presidencial, no que é uma oportunidade perdida por ambos candidatos. Os republicanos em ambos estados, no entanto, estão ecoando as reclamações de Trump sobre a legitimidade da eleição, apoiando sua sugestão de não aceitar o resultado se ele for desfavorável à sua candidatura: mais de oito em cada dez republicanos da Flórida acreditam em fraude generalizada, e mais de oito em cada dez destes acham que se não fosse por isso Trump levaria a Presidência, isto é, 72% deles acham que Trump ganharia se não houvesse o que acreditam ser uma fraude.

Diante dos resultados das últimas pesquisas, a campanha de Trump reconheceu neste domingo que o magnata está perdendo para Hillary nesta última fase da disputa, mas insistiu que o caminho até a Casa Branca ainda é viável. Faltando apenas duas semanas para o pleito, e com a votação antecipada já aberta na maioria dos estados, a equipe do republicano afirmou que ?a disputa não terminou? e se comprometeu a seguir com a campanha mesmo em estados como a Virgínia e Pensilvânia, onde as pesquisas dão Hillary como ganhadora. Segundo a chefe da campanha de Trump, Kellyanne Conway, o caminho para os 270 votos necessários no Colégio Eleitoral passa pelos estados cruciais da Flórida, Iowa, Carolina do Norte e Ohio.

– Vamos atrás, ele tem algumas vantagens ? disse Conway neste domingo, ressaltando, porém, que estas vantagens, como o grupo de democratas proeminentes que fazem campanha para ela, na verdade refletem sua falta de verdadeiro apoio. – O atual presidente e a primeira-dama, o vice-presidente gozam de uma popularidade que ela não pode aspirar. Não nos damos por vencidos. Sabemos que podemos ganhar.

Assim, apesar de sua liderança parecer se ampliar, a campanha de Hillary não quer declarar vitória prematuramente.

– Não queremos nos adiantar ? disse o chefe de campanha de Hillary, Robby Mook, lembrando que os estados renhidos onde ambos candidatos estão concentrando seus maiores esforços ?se chamam assim por uma boa razão?.