Cotidiano

Hillary e Trump trocam acusações intensas na busca do voto de indecisos

2016 941404830-201609262235049844_RTS.jpg_20160926.jpgWASHINGTON ? O esperado primeiro debate entre Hillary Clinton e Donald Trump foi tenso, cheio de interrupções ? com a democrata atacando mais o republicano. Usando de ironia, Hillary deixava frases soltas para tirar Trump do sério ? e ele parece ter caído na armadilha no começo do debate, interrompendo a concorrente, às vezes com um tom exaltado, mais de 40 vezes em menos de uma hora. Hillary tentava mostrar-se mais preparada para assumir o país, enquanto Trump tentava colar na democrata a rejeição que os americanos têm sobre os políticos em geral. Em pesquisa da CNN logo após o final, 62% dos entrevistados deram vitória a Hillary, enquanto apenas 27% acharam que Trump foi melhor.

Na resposta à primeira pergunta do mediador, na Hofstra University, em Nova York, sobre como melhorar a economia, Hillary começou dizendo que a eleição é sobre ?que tipo de países queremos?. A democrata disse que vai investir em inovação, tecnologia, pequenas empresas e empregos que virão em projetos envolvidos com a mudança climática, que segundo ela, ?Trump acredita ser invenção de chineses?.

A acusação levou o republicano a, logo no começo, reagir dizendo que nunca tinha dito isso ? embora um tuíte seu, de 2012, mostrasse exatamente a afirmação, que a oponente aproveitou para retuitar minutos depois. Os ataques dela ? vestida de vermelho, cor do partido rival, enquanto Trump usava uma gravata azul, também a cor da legenda oponente ? se seguiram:

? Bem, Donald, eu sei que você vive em sua própria realidade, que não se baseia nos fatos ? alfinetou.

Em outro, quando foi acusada de não ter um plano para a economia, foi novamente irônica:

? Tenho sim, escrevi um livro sobre isso, está em todas as bancas, até no aeroporto ? disse Hillary, arrancando risos.

Ela afirmou que Trump sempre teve ?sorte? na vida e que ganhou US$ 14 milhões de seu pai e, por isso, não entende os anseios da população mais humilde. Em outro momento, ela ironizou os ataques do republicano.

? Tenho a sensação de que até o final desta noite tudo vai ser minha culpa.

? Sim, é tudo culpa sua ? rebateu Trump, que fungava muito, indicativo de que poderia estar resfriado.

A democrata não se deixou intimidar e contra-atacou:

? Fique no debate dizendo as coisas mais loucas.

Trump rebateu dizendo que ?não há nada de louco por não deixar as nossas empresas trazer o seu dinheiro de volta para o nosso país?. O republicano afirmou, ainda, que o governo de Bill Clinton assinou o Nafta, o acordo comercial entre EUA, México e Canadá, que ?roubou milhares de empregos de americanos? e que pouco foi feito por ela, que ?não criou nenhum emprego nos últimos 30 anos?.

? Hillary Clinton faz o mesmo que todos os políticos: muito discurso, pouca ação.

Em outro momento tenso do embate ? que durou uma hora e meia, sem intervalos ? Trump foi pressionado pelo mediador Lester Holt, da NBC, a apresentar sua declaração de renda ? ele é o único candidato que não fez isso nos últimos 40 anos. O magnata disse que não a liberou porque ela está ?sob auditoria?, mas que poderia fazer isso ? sem a autorização de seus advogados?.

Tentando sair para o contra-ataque, disse que liberaria seus dados fiscais se Hillary ?exibisse os 30 mil e-mails que ela deletou? e não entregou para o FBI, na investigação sobre se ela cometeu crime ao enviar e-mails quando era secretária de Estado a partir de suas contas pessoais.

Hillary rebateu, dizendo que cometeu um erro no caso dos e-mails e que assumiu suas responsabilidades. Ela então partiu para cima do oponente, dizendo que ?Trump estava escondendo algo? sobre as declarações fiscais. Ela listou ainda outras possibilidades: ou não é tão rico quanto imagina, ou deve US$ 600 milhões a bancos estrangeiros, ou não doa tanto à caridade quanto diz ou paga menos imposto que muitos trabalhadores.

A expectativa sobre o debate era muito grande. Estimava-se que 100 milhões de americanos acompanhariam o duelo em diversas redes de televisão, batendo o recorde de audiência para um evento político. E ele ocorre a 43 dias das eleições e com ambos empatados: segundo a média das pesquisas do site ?realclearpolitics?, Hillary tem 43,1% das intenções de voto, contra 41,5% de Trump. Atrás, estão Gary Johnson (Libertários) com 7,4% e Jill Stein (Verde) com 2,4%. Hillary e Trump se enfrentarão novamente do dia 9 e 19 de outubro. No dia 4, os candidatos a vice (o democrata Tim Kaine e o republicano Mike Pence) terão um debate.

Ataques pessoais

Ainda nas discussões, Hillary tentando colar em Trump a imagem de alguém despreparado para a Presidência:

? Donald me criticou por ter me preparado muito para este debate. Sim, fiz isso. E sabe por quê? Porque estou me preparando para ser presidente ? disse ela, arrancando aplausos da plateia.

Os candidatos divergiram muito sobre política externa, no fim do debate. A democrata afirmou que ficou ?chocada? com Trump ao pedir a Vladimir Putin, presidente russo, para espionar cidadãos americanos. Ele rebateu dizendo que é o mais preparado para ser Comandante-em-chefe e que recebeu o apoio de 200 almirantes e generais.

Ambos também divergiram muito sobre o papel da Otan e a Guerra do Iraque. Trump acusou Hillary de, como secretária de Estado, ter deixado o ?vácuo? que permitiu o surgimento do Estado Islâmico. Hillary contra-atacou, dizendo que ela sabe como agir contra o grupo terrorista, em parcerias com aliados curdos e árabes, e que Trump não mostra seus planos por argumentar que são segredo.

? Talvez não tenha plano.

O debate foi cercado de ataques pessoais. Trump disse que Hillary não tem energia para ser presidente e, arrancando risos da plateia, afirmou que tem melhor ?temperamento? para ser presidente ? ele é acusado de ser explosivo e intempestivo:

? Eu tenho muito melhor juízo do que ela. Não há dúvida sobre isso. Também tenho um temperamento muito melhor.

Hillary, por sua vez, atacou fortemente seu caráter sexista:

? Donald, você chamou uma das participantes de seu concurso de beleza de origem venezuelana, de ?Miss Piggy? (porca), e de ?Miss Housekeeping?, (dona de casa) ? disse ela, apelando ao mesmo tempo ao voto hispânico e feminino.

Após o encerramento, Trump reclamou do confronto, dizendo que o mediador não tratou de nenhum dos piores temas para Hillary, como o caso dos e-mails, a ?corrupta? Fundação Clinton ou Benghazi. Hillary, por sua vez, tuitou agradecendo o debate e dizendo que a ?Presidência não é um reality show?.