Cotidiano

Hillary deve escolher senador Kaine como vice, diz mídia

WASHINGTON ? Hillary Clinton deve escolher o senador da Virgínia Tim Kaine como companheiro de chapa na disputa pela presidência dos EUA, indicaram fontes próximas à campanha da democrata na quinta-feira. É esperado que ela anuncie sua escolha para vice nesta terça-feira, a poucos dias da Convenção Nacional Democrata, quando a ex-secretária de Estado será oficializada candidata.

Tanto o ex-presidente Bill Clinton quanto a Casa Branca expressaram apoio a Kaine, mas assessores advertiram que Hillary ainda não tinha tomado uma decisão final e que os outros candidatos estavam sendo considerados.

De acordo com o jornal ?New York Times?, é esperado amplamente que Hillary anuncie sua escolha em um e-mail para partidários durante uma viagem de campanha na Flórida na tarde desta sexta-feira. O diário ?Wall Street Journal? também noticiou que a democrata está perto de anunciar seu vice.

Com a Convenção Nacional Democrata começando na Filadélfia na segunda-feira, as chances para os dois senadores liberais que estavam sendo ventilados, Elizabeth Warren, de Massachusetts, e Sherrod Brown, de Ohio, foram enfraquecendo.

Hillary pretende recuperar o impulso depois de seu adversário republicano, Donald Trump, aceitar a indicação de seu partido, em Cleveland.

Filho de um soldador que possuía uma pequena oficina de metalurgia em um subúrbio de Kansas City, Kaine pode ajudá-la a atrair eleitores brancos do sexo masculino e independentes. Como governador da Virgínia, o senador ficou conhecido por ser um construtor de consenso pragmático.

Eleitores e políticos liberais, no entanto, expressaram preocupação com as posições de Kaine sobre acordos comerciais globais e a regulação de Wall Street. Ele tem sido um defensor do livre comércio e respaldou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, criticado por muitos eleitores de estados no ?Cinturão da Ferrugem? pela perda de empregos na indústria para o México.