Cotidiano

Hillary deve conseguir indicação democrata no início de junho

PA CLINTON 13

WASHINGTON – Desde o início da corrida presidencial à Casa Branca, o nome democrata sempre dado como certo para ganhar a candidatura era o da ex-secretária de Estado Hillary Clinton. Mas a surpreendente campanha do senador por Vermont Bernie Sanders, considerado um socialista no ninho democrata, somada agora a mais um revés no caso dos e-mails de Hillary, quando estava à frente da diplomacia americana, acirraram a disputa pela nomeação. Faltando apenas 78 para alcançar o mínimo necessário de 2.383 delegados, a previsão é de que a democrata atinja a indicação em uma semana e meia, nas primárias de 7 de junho. trump

Incluídos os superdelegados ? líderes do Partido Democrata que podem apoiar qualquer candidato à sua escolha ?, a ex-primeira-dama já conta com 2.305 apoios, ou 97% do total necessário. Após estas duas semanas de pausa nas prévias democratas, o pleito será retomado nas Ilhas Virgens, em 4 de junho, e em Porto Rico, em 5 de junho, com 67 delegados em jogo ? número insuficiente para dar a nomeação a Hillary, mesmo que ela conquistasse todos. De acordo com as pesquisas, espera-se que a pré-candidata ganhe mais 40 delegados nestas duas primárias.

A ansiada indicação deve ocorrer mesmo em 7 de junho, quando as urnas fecharem em Nova Jersey, onde estarão em disputa 126 delegados, o que completaria o que falta à democrata mesmo que ela perca para Sanders. Mais ainda, outros 694 delegados serão distribuídos nesse mesmo dia, em mais cinco estados: Dakota do Norte, Dakota do Sul, Novo México, Montana e Califórnia. Devido à grande vantagem de Hillary, Sanders precisaria tirar mais de 200 dos superdelegados que a apoiam para conseguir os 2.383 necessários.

Um dos trunfos da ex-secretária de Estado até aqui é a substancial vantagem no número de superdelegados: 537 a apoiam, contra 42 a favor de Sanders. Info Delegados EUA

Maio difícil para ex-secretária de Estado

Ao todo, são 714 superdelegados: ou seja, 135 deles ainda não anunciaram o voto. Muitos destes ocupam presidências ou vice-presidências estaduais do partido, ou são políticos do alto escalão, como o presidente Barack Obama, e que, exatamente por isso, preferem não expressar publicamente uma preferência neste momento. Outros afirmam que estão esperando até que as primárias ou caucus (reunião de eleitores) de seus estados estejam concluídos. Se três dúzias de superdelegados decidirem apoiar Hillary na próxima semana, ela chegará a 2.383 delegados antes mesmo dos últimos estados votarem.

Maio definitivamente não foi o mês de Hillary: ela perdeu para Sanders em três dos quatro estados disputados. Ainda assim, conseguiu manter uma vantagem sobre o senador de 271 delegados, já que algumas das votações foram bem apertadas. A tarefa de Sanders é inglória: para conseguir atrair superdelegados, ele precisa mostrar uma virada no número de delegados obtidos ? nunca antes na História democrata os superdelegados levaram à nomeação um candidato que não tenha conseguido a maioria dos votos.

? Eu sei que é uma ladeira íngreme ? discursou Sanders em comício recente. ? Mas se formos bem, muito bem no Novo México, na Califórnia e em outros estados em 7 de junho, a minha esperança é de que nós terminaremos esta disputa com 50% mais um dos delegados.

Mas Sanders precisa de mais do que 67% dos delegados restantes para alcançar Hillary, o que corresponde a avalanches de votos. O que parece praticamente impossível agora, com pesquisas apontando para a derrota dele nas duas maiores disputas nos estados que ainda faltam: Califórnia e Nova Jersey. Desmontando ainda, e por fim, a importante conquista de superdelegados.