Cotidiano

Hillary culpa FBI por derrota

Hillary Clinton responsabilizou a polícia federal americana por sua derrota para Donald Trump na corrida presidencial, revelou neste sábado o ?The New York Times?. Em sua mais extensa declaração desde que reconheceu a vitória do rival republicano na quarta-feira, Hillary disse que o anúncio do diretor do FBI, James B. Comey, a 11 dias das eleições, de estava investigando uma nova leva de e-mails de sua conta privada, sob suspeita de que temas sigilosos pudessem ter sido expostos.

Hillary disse a doadores de sua campanha em uma teleconferência de 30 minutos que a decisão de Comey de enviar uma carta ao Congresso sobre a investigação 11 dias antes da eleição reacendeu a controvérsia na imprensa e impediu que ela terminasse sua campanha num tom mais otimista.

?Há muitas razões para uma eleição como esta não seja bem-sucedida?, disse Hillary, de acordo com um doador ouvido pelo ?Times?. Mas, ela acrescentou, ?nossa análise é de que a carta de Comey insinuando dúvidas sem base, sem provas, interrompeu nosso momento.?

Hillary afirmou ainda que a segunda carta de Comey, inocentando-a mais uma vez, divulgada dois dias antes das eleições, foi ainda mais nociva. Nesta carta, Comey afirmou que uma investigação sobre o novo conjunto de e-mails, encontrados no computador de Anthony Weiner, marido de uma das principais assessoras da candidata, não o levou a mudar sua conclusão anterior de que Hillary não deveria ser processada por uso de informação sigilosa.

Segundo a campanha de Hillary, ao ser inocentada mais uma vez, e tão perto do dia da eleição, reforçaram-sem entre os eleitores que não confiam na candidata, as denúncias de Trump de que o pleito estava sendo manipulado.