Cotidiano

Hillary Clinton escreve livro sobre amarga derrota eleitoral para Trump

The Clintons Attend _In Transit_ Broadway MusicalWASHINGTON ? Depois de uma surpreendente ? e bastante traumática ? derrota eleitoral para Donald Trump, a democrata Hillary Clinton escreve um livro com reflexões sobre a campanha presidencial do ano passado e a sua longa carreira política. A ex-secretária de Estado deverá publicar a nova obra entre setembro e outubro, um ano após ter perdido, em uma votação inesperada, a corrida à Casa Branca. Ainda sem título, o livro deverá se inspirar em citações de Hillary ao longo das últimas décadas ? a ex-candidata já ocupou vários cargos no governo americano.

Hoje aos 69 anos, Hillary praticamente se retirou da vida pública desde que Trump venceu a eleição presidencial em novembro ? e acabou com seu sonho de ser a primeira presidente mulher dos Estados Unidos. A democrata, no entanto, assistiu à posse do republicano em Washington ao lado do seu marido, o ex-presidente Bill Clinton. Na ocasião, ela disse que fez questão de comparecer à cerimônia para honrar os valores democráticos.

?Estas citações me ajudaram a celebrar os velhos tempos, a rir de mim mesma nos tempos absurdos, a perseverar nos tempos ruins e a aprofundar meu apreço por tudo o que a vida tem a nos oferecer?, disse Hillary em um comunicado divulgado por seus editores.

A ex-senadora de Estado, que também foi senadora, é autora de outros cinco livros, todos da editora nova-iorquina Simon & Schuster. O último, ?Escolhas difíceis? (?Hard Choices?), foi publicado em 2014.

Edições estrangeiras do novo livro serão publicadas na Austrália, no Reino Unido, no Canadá e na Índia, e também haverá a forma de audiolivro.

A Simon & Schuster disse que discutiu pela primeira vez a coletânea de citações com Hillary em 1994, quando ela era primeira-dama.

?Estamos felizes que a secretária Clinton finalmente ache que é a hora adequada para compartilhar as palavras e os pensamentos que a nutriram e enriqueceram, definindo as experiências de sua extraordinária vida?, afirmou a presidente da editora, Carolyn Reidy.

Hillary não deu sinais do que fará após a derrota, ainda que pessoas próximas à ex-secretária descartem uma nova campanha para ocupar um cargo público.