Cotidiano

Hillary Clinton conquista oficialmente a candidatura pelo Partido Democrata

201607251339492303_AP.jpg

WASHINGTON ? Hillary Clinton foi oficialmente indicada como candidata do Partido Democrata nas eleições presidenciais deste ano nos EUA. A confirmação foi anunciada pelo senador Bernie Sanders, que por meses foi rival de Hillary na disputa, nesta terça-feira após ela ter superado o número de delegados necessários durante a convenção partidária iniciada ontem em Filadélfia. A ex-secretária de Estado é a primeira mulher a concorrer à Presidência por um dos principais partidos políticos americanos. Recentemente anunciado, seu companheiro de chapa é o senador Tim Kaine.

Na corrida à Casa Branca, Hillary terá que enfrentar o polêmico Donald Trump. Há uma semana, o magnata foi nomeado formalmente como candidato republicano. Em resposta às suas frequentes fortes declarações, a democrata tem investido em uma também intensa campanha de contra-ataques ao seu rival.

Enquanto os democratas veem a legenda fragmentada, o segundo dia da convenção partidária terá no palco o ex-presidente Bill Clinton, marido de Hillary. Considerado uma referência fundamental no partido, a expectativa é que seu discurso leve ainda mais peso à candidatura da esposa. Ele deverá ressaltar as qualidades de Hillary e a importância da união na legenda.

A convenção democrata começou marcada pelo escândalo de quase 20 mil e-mails de dirigentes do partido, que foram vazados na sexta-feira passada pelo WikiLeaks. O episódio provocou a renúncia da presidente do Comitê Nacional do partido, a legisladora Debbie Wasserman Schultz.

As mensagens deixaram evidentes que os diretores democratas discutiram estratégias para prejudicar a campanha de Sanders. Apesar de ter sido fonte de intensas críticas a Hillary, agora o senador pede que os eleitores apoiem a ex-secretária de Estado para evitar a eleição de Trump.

No entanto, na segunda-feira, as vaias ao nome de Hillary chegaram a ser mais fortes que os aplausos de apoio à candidata durante um discurso de Sanders. O senador garantiu que Hillary vai nomear juízes progressistas para a Suprema Corte e que ela assumiu sua promessa de tornar os cursos universitários gratuitos para quem ganha até US$ 125 mil por ano. E lembrou outras propostas progressistas suas que foram aceitas pela campanha.

? Nestes tempos estressantes para nosso país, esta eleição deve ser sobre quem une as pessoas, e não quem cria divisões ? afirmou. ? Não é segredo que Hillary e eu discordamos em uma série de questões. Isso é o que a campanha tratou, isso é o que é a democracia. Mas estou feliz em dizer que a comissão da plataforma democrata fez uma profunda aproximação entre as duas campanhas e produzimos, de longe, o programa mais progressivo da história do Partido Democrata.