Cotidiano

Hillary chega para discurso de derrota após perder para Trump

NOVA YORK ? Após uma dura derrota nas eleições presidenciais de terça-feira nos EUA, a democrata Hillary Clinton apareceu sob aplausos para se pronunciar pela primeira vez sobre o resultado nas urnas. Em uma votação surpreendente, que contrariou previsões das pesquisas dos últimos dias, o republicano Donald Trump saiu vitorioso ao superar os 270 delegados necessários para conquistar a chefia da Casa Branca. trumpeleito

Na véspera das eleições, Hillary mantinha vantagem de cinco pontos percentuais no voto popular sobre Trump, segundo as pesquisas de intenção de voto. A notícia foi um choque para eleitores democratas de todo o país, que cultivam duras críticas ao discurso agressivo do magnata ? sobretudo para temas como a imigração, o terrorismo e a economia. Nem mesmo o apoio do altamente popular casal presidencial, Barack e Michelle Obama, foi suficiente para garantir a vitória democrata.

O DISCURSO DA VITÓRIA

Mais cedo, o discurso de vitória de Trump foi de união, prometendo trabalhar mesmo com quem não o apoiou. Pediu união até com democratas que nunca o apoiaram.

? A secretária Hillary me ligou e ela nos parabenizou, e eu a parabenizei pela nossa duríssima luta. Hillary lutou duramente por muito tempo. Temos uma grande dívida com ela por seu serviço ? disse ele nu mevento de vitória, em Nova York. ? Agora é hora de nos unirmos como um povo só. É a hora. Prometo que serei o presidente para todos os EUA. Vamos renovar o sonho americano. Nosso país tem um tremendo potencial. Nossos homens e mulheres não serão mais esquecidos.

Ele prometeu que a infraestrutura e o respeito à população serão priorizados, antes de assumir seu típico jeito brincalhão usado em comícios.

? Vamos sonhar com coisas boas e bem-sucedidas para o nosso país ? disse, antes de brincar: ? Essa coisa de briga política é dura, não? ? fez piada.

Ele depois elogiou e agradeceu vários apoiadores e aliados que o acompanharam durante a campanha, entre generais, políticos republicanos e o Serviço Secreto.

? Para este momento ser histórico, temos que fazê-lo dar certo. Esperamos fazer um trabalho que faça vocês tão orgulhosos. Eu amo este país. Obrigado! ? disse, antes de sair ao som de “You can’t always get what you want”, dos Rolling Stones, música frequentemente tocada em seus comícios.

APURAÇÃO SURPREENDE O MUNDO

Apesar de a apuração começar sem surpresas, a maré começou a virar a favor de Trump após vitórias nos estados-chave de Pensilvânia, Flórida, Carolina do Norte, Ohio, Geórgia e Iowa. Com a conquista de delegados nos locais, muito disputados com Hillary, ele ficou com um caminho cada vez mais aberto para consolidar sua vitória. Os primeiros resultados parciais durante o dia indicavam uma grande participação, o que, em tese, beneficiaria Hillary ? analistas indicam que os democratas têm melhores resultados em eleições com grande participação, pois o voto não é obrigatório.

“Essa equipe tem muito do que se orgulhar. O que quer que aconteça esta noite, obrigada por tudo”, escreveu Hillary no Twitter, por volta da meia-noite (hora de Brasília) quando os republicanos começavam a ampliar sua vantagem na apuração.

Ao final da noite, o chefe da campanha de Hillary, John Podesta, apareceu tarde da madrugada, naquele que seria o evento de vitória, apenas para pedir ao público que fosse para casa ? sem declarar derrota.

O governador de Indiana e futuro vice-presidente, Mike Pence, disse que esta foi uma noite histórica.

? É difícil para mim expressar. Sou muito grato a Deus por sua graça, minha família, minha mulher, sou profundamente grato ao povo americano por me dar essa oportunidade de servi-lo.disse, elogiando Trump: ? Sua liderança e visão farão os EUA grandes de novo.

A contragosto, muitos republicanos que haviam se negado a apoiar Trump comemoraram a escolha popular.

? Uma mensagem que veio alta e clara nesta eleição é que os americanos querem progresso agora ? disse o senador reeleito John McCain. Eleitores reagem a apuração dos votos nos EUA