Cotidiano

Hillary chama mortes de negros de ?inaceitáveis?

USA-ELECTION_CLINTON

ORLANDO ? A trágica morte de Keith Lamont Scott, um homem negro de 43 anos, após ser baleado por agentes de segurança em Charlotte, na Carolina do Norte, entrou na campanha presidencial americana. Em um ato em Orlando, a candidata democrata, Hillary Clinton, pediu um fim a essas mortes, que classificou de ?inaceitáveis? e disse que o país pode e deve fazer melhor. Seu rival republicano, Donald Trump, disse considerar o uso de controversa política de ?stop-and-frisk? ? que autoriza que a polícia possa revistar qualquer pessoa, mesmo sem suspeitas aparentes ? para diminuir a criminalidade. Ele ainda questionou o que o oficial em Tulsa, onde outro homem negro foi morto no começo da semana, estava pensando ao atirar em alguém que não representava uma ameaça iminente.

? Ainda há muito que não sabemos sobre o que aconteceu em ambos os incidentes, mas sabemos que temos mais dois nomes para adicionar a uma lista de negros mortos por policiais ? disse Hillary. ? É inaceitável e precisa tornar-se intolerável. negro

Investigações foram abertas nas duas cidades, e o Departamento de Justiça dos EUA iniciou uma apuração separada sobre o incidente em Tulsa, para verificar se uso da força dos oficiais equivalia a uma violação dos direitos civis.

No discurso, Hillary foi cuidadosa em não culpar explicitamente a polícia pelos incidentes. Em vez disso, elogiou a aplicação da lei no país e citou especificamente seu trabalho durante atentados terroristas da semana passada em Nova York e Nova Jersey.

? Nossos polícia lidaram com esses ataques terroristas da maneira correta, e provavelmente salvaram muitas vidas.

Trump, por sua vez, elogiou o polêmico método policial do ?stop-and-frisk?, utilizado atualmente em Nova York e algumas cidades americanas. A declaração foi uma resposta à pergunta de um convidado durante um debate a portas fechadas, nesta quarta-feira. A campanha Trump não comentou o episódio.

Segundo um dos presentes, Trump disse que gostava da prática porque ela teria sido bem utilizada durante o mandato do prefeito de Nova York Rudy Giuliani, de 1996 a 2001 ? hoje um dos principais apoiadores do magnata.

Nesta quarta-feira, o agente responsável pela morte de Scott, Brentley Vinson, foi suspenso de suas funções. Vinson e outros oficiais procuravam um suspeito. A polícia localizou Keith Lamont Scott, que não era a pessoa procurada, dentro de um veículo estacionado na área de um complexo de edifícios. Os agentes afirmaram que Scott tinha uma arma de fogo e que se sentiram ameaçados. O policial abriu fogo e matou o homem.

Em uma pesquisa divulgada na terça-feira, pela NBC News, Hillary volta a aparecer à frente do seu rival nas intenções de voto, com 50% contra 45%.