Cotidiano

Hillary aumenta vantagem sobre Trump, segundo nova pesquisa

201610031219223697_RTS.jpgWASHINGTON ? A candidata democrata Hillary Clinton ampliou a seis pontos a vantagem sobre o rival republicano Donald Trump na corrida pela Casa Branca, uma semana depois do áspero debate entre ambos, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a pesquisa do Politico/Morning Consult, Clinton supera agora Trump por 42% a 36% das intenções de voto, em um cenário que inclui os outros candidatos minoritários, o libertário Gary Johnson (9%) e a ambientalista Jill Stein (2%). Quando são considerados apenas os dois candidatos principais, a vantagem de Hillary sobre Trump pode variar de 46% a 39%.

A medição, no entanto, reforça o nível de rejeição contra a democrata e o republicano: 58% do eleitorado consultado guarda uma imagem ruim de Trump, e 54%, de Hillary.

Uma pesquisa realizada pelo Politico e Morning Consulting antes deste debate da última segunda-feira ? que inaugurou a série decisiva de embates televisivos para o pleito de novembro ? mostrava Trump com uma vantagem mínima de um ponto porcentual, dentro da margem de erro.

Na sexta-feira, outra pesquisa divulgada pela Fox concedeu a Hillary uma vantagem de cinco pontos (49% a 44%). No entanto, um levantamento do jornal ?Los Angeles Times? ainda situa Trump à frente, com 47% a 42%.

A medição desta segunda-feira sucede uma semana difícil para Trump, envolto em polêmica com uma ex-Miss Universo e em um novo escândalo por revelações sobre suas declarações de impostos.

De acordo com o Politico e Morning Consult, o principal fator no avanço de Hillary está em um maior nível de aceitação entre os eleitores independentes e, em menor medida, entre os eleitores mais jovens.