Cotidiano

Hillary abre vantagem de 11 pontos sobre Trump, diz nova pesquisa

201606261238024396_AFP.jpg WASHINGTON ? A democrata Hillary Clinton aumentou sua vantagem sobre Donald Trump a 11 pontos percentuais na corrida presidencial dos EUA, segundo uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira. A sondagem foi realizada depois da divulgação de um áudio de 2005 em que o magnata dispara declarações machistas para contar seus métodos para seduzir mulheres. Os candidatos se veem em uma acirrada disputa para conquistar o eleitorado a quatro semanas das eleições de 8 de novembro.

Hillary conta com 46% das intenções de voto contra 35% de Trump, segundo a pesquisa NBC/Wall Street Journal. Os outros dois candidatos, Gary Johnson, do Partido Libertário, e Jill Stein, do Partido Verde, receberam 9% e 2% de apoio, respectivamente.

A pesquisa, que tem uma margem de erro de 4,6%, revela ainda que 52% das pessoas consultadas (contra 42%) considera que o vídeo divulgado deve ser tema de campanha. Para 41% dos entrevistados, as declarações de Trump são “totalmente inaceitáveis”.

As gravações de 2005 ? quando já era casado com Melania ? mostram Trump se gabando, em linguagem vulgar, de beijar, apalpar a vagina e tentar fazer sexo com mulheres, mesmo casadas. Elas vieram à tona num vídeo divulgado pelo jornal ?Washington Post?. Rapidamente o vazamento gerou uma onda de críticas ao candidato. Na madrugada de sábado, ele divulgou um vídeo no qual pede desculpas e ataca Hillary pelos casos extraconjugais de seu marido, o ex-presidente Bill Clinton.

? Eu estava errado e peço desculpas ? disse o magnata. ? Nunca disse que era perfeito, nem pretendo ser uma pessoa diferente de quem sou. Me comprometo a ser um homem melhor e não decepcioná-los jamais. Info – Eleições EUA – colegio eleitoral 0910

A mulher de Trump, Melania, disse em nota que se sentiu ofendida pelas falas ?inaceitáveis e ofensivas?, mas pediu que os eleitores aceitem as desculpas. ?Isto não representa o homem que conheço. Ele tem coração e mente de um líder. Espero que aceitem a desculpa dele, como eu aceitei, e foquem em temas que dizem respeito à nação e ao mundo.?

O vice de Trump, Mike Pence, emitiu um comunicado: ?Como marido e pai, fiquei ofendido pelas palavras e ações descritas (…). Eu não desculpo seus comentários e não posso defendê-los. Mas sou grato que ele expressou remorso e se desculpou.?

No domingo, Hillary e Trump trocaram fortes acusações no segundo debate direto entre os dois candidatos. Na opinião dos analistas, o magnata saiu derrotado pelo baixo nível sem precedentes dos ataques contra sua adversária e pela falta de propostas.