Cotidiano

Hidrelétrica reafirma parceria com o Oeste

O encontro da Caciopar no sábado, na nova sede da Acipa, em Palotina, tratou de inúmeros assuntos. Ele contou, entre outros, com as presenças do deputado estadual Elio Rusch, do prefeito Jucenir Stentzler e de líderes do setor produtivo de toda a região. Um dos temas tratados foi sobre a mudança na diretoria da Itaipu, que agora está sob o comando de Luiz Fernando Vianna, que assumiu há algumas semanas em lugar de Jorge Samek.

O assistente da diretoria-geral brasileira de Itaipu, Alexandre Oliveira, participou do encontro e garantiu que a hidrelétrica segue como parceira de primeira hora do Oeste do Paraná. Ele lembrou um pouco da história da construção, que em seu auge envolveu 42 mil trabalhadores, e da formação de um reservatório de 170 quilômetros de extensão. “Isso gerou impactos enormes, mas as compensações da Itaipu e seus benefícios têm sido importantes à região”, observou Alexandre.

Uma das metas da nova diretoria é fazer alguns ajustes para tornar a presença e as parcerias da usina com a região ainda mais intensas. Alexandre tem longa relação com o setor produtivo e se disse um parceiro do associativismo empresarial. “Sou a favor do setor privado, da cooperação e do estado mínimo”, ressaltou. O Programa Oeste em Desenvolvimento, que reúne as principais forças da região para conduzi-la a um novo estágio de desenvolvimento, mostra a colaboração da Itaipu com a região.

O POD foi gestado na hidrelétrica e sua composição é uma evidência do amadurecimento e da organização do Oeste, disse Alexandre Teixeira. Ele falou também do atual momento brasileiro, do desafio do País ser passado a limpo e da urgência de entregas que permitam ao Brasil crescer, gerar empregos e oportunidades à sua gente. “Não é mais possível ficar patinando e ver outras nações se desenvolver enquanto ficamos para trás e amarrados a debates que não produzem nada”.

Outros temas

Diversos outros temas foram abordados na Acipa em Palotina durante a reunião de sábado da Caciopar. Entre eles, a insolvência de empresas, o Programa Oeste em Desenvolvimento e curso de preparação de formadores e promotores do desenvolvimento territorial; apresentação de cases de sucesso do Empreender de Toledo; informações sobre a economia e as ações desenvolvidas pela Associação Comercial e Empresarial de Palotina, e a análise de um diagnóstico sobre questões de segurança na região de fronteira.