Esportes

Hermano bello também faz história no salto com vara

Lá como cá, o futebol é a paixão popular da Argentina, país que, como Brasil, não tem tradição no atletismo. E lá como cá, um atleta fez história num esporte muito pouco prestigiado pelos dois povos, mas que, na Olimpíada do Rio, fez a nação canarinho vibrar com o ouro de Thiago Braz e os hermanos aplaudirem o feito de Germán Chiaraviglio, que levou a Argentina pela primeira vez a uma final do salto com vara, alcançando 5,70m no Engenhão.

Nem foi a melhor marca dele, que conseguiu ultrapassar 5,75m em 2015, mas a final histórica foi celebrada pela imprensa argentina. O próprio Chiaraviglio comemorou o desempenho: “Não imaginei que iria conseguir isso.

Lembro quando era apenas uma criança e assistia a essas coisas na TV. Era um sonho que, enfim, tornei realidade.” Nascido em uma família de atletas, Chiaraviglio começou a praticar o salto com vara desde ainda muito pequeno: aos 9 anos ela já executava o movimento completo.

Hoje, aos 29 anos, e considerado uma dos maiores atletas argentinos da década, Chiaraviglio chegou a ser chamado de o “Serguei Bubka” argentino. E, para além de sua qualidade como atleta, Chiaraviglio, com 1,94m e 83kg, também faz saltar muito o coração das fãs que o assistem competindo.

Uma publicação do país afirma que as “pernas definidas” dele já são medalha de ouro. Nos jogos do Rio, as meninas não vão mais poder se deleitar com ele. Mas para Tóquio-2020, há grandes probabilidades de que o salto com vara torne-se um dos mais novos duelos entre Brasil e Argentina.