Cotidiano

Heraldo Trento defende a gestão compartilhada

Prefeito eleito pretende dedicar atenção à saúde da população e a investimentos na malha viária

Guaíra – Eleito com 8.310 votos, ou seja, 50,32% dos votos válidos, Heraldo Trento afirma que terá uma série de desafios a enfrentar nos próximos quatro anos de mandato. 

Segundo ele, durante a campanha, a prioridade número 1 do plano de governo foi a saúde. “Estamos bem amparados em relação à infraestrutura das unidades básicas, mas o grande desafio será consolidar a administração de um hospital, a ser feito por intermédio de uma entidade filantrópica”, comentou.

O fechamento de três hospitais na cidade agravou a questão da saúde no município. Em busca de uma solução para o problema, o prefeito atual aproveitou o CNPJ de uma entidade social, o Lar São Francisco, criando a Associação Assistencial de Guaíra, que vai gerir a estrutura hospitalar, agora locado pelo município. A estrutura dedicará 60% de atendimento ao SUS e os 40% restantes a convênios e atendimentos particulares.

O grande desafio é consolidar o modelo de gestão na saúde. Uma das primeiras ações no hospital será viabilizar o atendimento de obstetrícia, “para que a população possa registrar seus filhos como guairenses”. Em etapas posteriores, a intenção é garantir o atendimento de especialidades como ortopedia, cardiologia, entre outras. “Sabemos que o sistema de saúde pública no Brasil está um caos, mas a meta é oferecer atendimento de baixa complexidade para a população”, disse Trento.

Outro desafio pontuado pelo prefeito eleito de Guaíra, Heraldo Trento, envolvem os investimentos na malha viária da cidade. “As vias necessitam de reparos urgentes”.

A gestão descentralizada é outra proposta que o prefeito pretende colocar em prática. “Venho da iniciativa privada e como empresário, exerci, ao longo de 34 anos atuando no ramo, este tipo de administração compartilhada”.

Em relação às finanças, o objetivo segue um princípio básico: reduzir as despesas e aumentar a arrecadação.