Política

Henrique Meirelles deixa o Ministério da Fazenda

Brasília – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, informou ontem que decidiu “sair agora” do Ministério da Fazenda. Na reta final, o ministro manifestou muitas dúvidas em deixar o comando da economia para buscar uma candidatura. Ontem de manhã, a percepção no Palácio do Planalto era a de que ele ficaria no cargo.

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guradia, será o novo ministro. Meirelles teve duas reuniões ontem com o presidente Michel Temer.

As dúvidas que marcaram as últimas semanas sobre embarcar no projeto eleitoral ao lado do presidente Michel Temer se intensificaram depois da cerimônia de filiação ao MDB. Meirelles não queria ser candidato a vice-presidente e via na filiação uma oportunidade de encabeçar uma chapa, caso Temer desistisse da intenção de se candidatar. Mas essa garantia não está dada. Antes mesmo da filiação ao MDB, o ministro já estava indeciso, mas na cerimônia de filiação ao MDB teria "caído a ficha", segundo assessores, de que não conseguirá o apoio do partido para ser o cabeça de chapa na campanha ao Planalto. Aborreceu o ministro, sobretudo, a ausência de líderes emedebistas na cerimônia e a pouca atenção dada a ele no marketing do evento, que contou com banners e um jingle que reforçaram a figura de Temer.

Outros ministros

Na manhã de ontem o presidente Michel Temer formalizou no Diário Oficial da União a exoneração de sete ministros. Com exceção de Dyogo Oliveira, que sai do Ministério do Planejamento para presidir o BNDES, os outros seis deixam os cargos, a pedido, para se desincompatibilizarem e poder concorrer nas eleições deste ano. O nome de Henrique Meirelles não está na lista.