Esportes

Henrique Dourado desencanta e garante vitória do Fluminense sobre o América-MG

CARIACICA – Não há qualquer modalidade dos Jogos Olímpicos Rio-2016 disputada no Espírito Santo, onde o Fluminense tem feito suas partidas como mandante no Campeonato Brasileiro durante o mega-evento esportivo. Mas, se houvesse premiações individuais no esporte, a dobradinha entre Gustavo Scarpa e Henrique Dourado, que garantiu ao tricolor a vitória por 1 a 0 sobre o América-MG, com um golaço de voleio, teria rendido medalhas de ouro para a equipe das Laranjeiras neste domingo.

Com o resultado, o Fluminense sobe para a nona posição, com 28 pontos e um jogo a menos que os adversários. O América, com 13, segue na última posição, e seu calvário ainda pode ficar mais dramático no fim da rodada, porque Botafogo, Cruzeiro e Santa Cruz, os demais integrantes da zona de rebaixamento, ainda jogam neste domingo e podem ampliar a vantagem sobre o time mineiro.

Lanterna do Campeonato Brasileiro, o América-MG iniciou a partida fechado, mas conseguia encaixar contra-ataques velozes. Logo aos três minutos, Osman recebe da defesa e ajeita de cabeça para Michel, que volta a acioná-lo pela esquerda, com passe em diagonal.O meia recebe a bola diante do gol e, em vez de chutar, opta pelo passe para trás, mas Michael já tinha passado da bola.

Dois minutos depois, pressionado, Marcos Júnior levantou a torcida ao livrar-se de dois marcadores com um giro e só foi parado com falta, na meia-lua. Gustavo Scarpa cobrou e a bola saiu por cima do gol. A partir deste lance, o tricolor começou a controlar as ações ofensivas, embora encontrasse dificuldade com a formação defensiva do América-MG.

Do círculo central, o maestro tricolor Gustavo Scarpa viu o João Ricardo adiantado e tentou encobri-lo aos 23 minutos, mas a bola passou rente à trave esquerda e saiu pela linha de fundo. O duelo particular travado entre o meia e o goleiro teve novo capítulo quatro minutos depois, quando o meia cruzou na medida para Henrique Dourado cabecear à queima roupa. Atento, o camisa um espalmou no canto esquerdo.

Aos 43 minutos, Scarpa lança da esquerda para Wellington que, livre, gira, domina com o peito e acerta o fundo do gol, mas a arbitragem já assinala jogada irregular. Apenas Henrique Dourado, que não participou do lance, estava em posição ilegal.

DIÁLOGO DEU CERTO

O técnico Levir Culpi não fez mudanças na equipe e apostou no diálogo para a segunda etapa: não poderia ter dado certo mais cedo. Em arrancada pela direita, William Matheus serviu Scarpa, que acionou Henrique Dourado. O atacante aproveitou a bola levantada na área e virou para bater de voleio, de primeira, e marcar seu primeiro gol pelo Fluminense, após quatro partidas.

Sem conseguir entrar na área tricolor, o América-MG só conseguia levar perigo em lances isolados de longa distância. Em cobrança de falta aos sete minutos, Danilo Barcelos esteve perto de empatar em cobrança de falta: a bola passa junto ao travessão e Cavalieri espalma para escanteio. Aos 29, Wellington mostra recurso ao fazer um passe de letra para Henrique Dourado. Em confronto individual com o goleiro João Ricardo, o Ceifador bate para fora e desperdiça a melhor chance que oFluminense teve para ampliar o placar.

O resultado garante tranquilidade para a semana de trabalho de Levir Culpi. O tricolor volta a campo no próximo domingo, quando enfrentará o Santa Cruz. A partida acontece às 16h, no Estádio do Arruda, no Recife. Cicero e Marcos Júnior, que receberam o terceiro cartão amarelo, terão que cumprir suspensão automática e vão desfalcar o tricolor no confronto.

FLUMINENSE 1X0 AMÉRICA-MG

Fluminense: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Renato Chaves e William Matheus; Douglas, Cícero, Marcos Júnior (Marquinho) e Gustavo Scarpa; Wellington e Henrique Dourado (Samuel). Técnico: Levir Culpi.

América-MG: João Ricardo; Jonas, Alison, Sueliton e Danilo Barcelos; Juninho, Claudinei, Osman e Pablo; Michael (Diego Lopes) e Matheusinho (Sávio). Técnico: Enderson Moreira.

Gols: Henrique Dourado (1/2°T)

Cartões amarelos: Danilo Barcelos, João Ricardo, Jonas, Juninho e Sueliton (América); Cícero e Marcos Júnior (Fluminense).Juiz: Diego da Silva Real (SP)

Público: 5.885

Renda: R$ 353.520

Local: Estádio Kléber de Andrade (Cariacica-ES)