Cotidiano

Henrique Alves deixa Palácio do Planalto abatido

BRASÍLIA – Após pedir demissão do cargo de ministro do Turismo, o peemedebista Henrique Eduardo Alves deixou o Palácio do Planalto abatido. Ele entregou pessoalmente a carta ao presidente interino, Michel Temer. Os dois conversaram por mais de uma hora. Às 18h15, com passo apressado e bastante abatido, Alves deixou o palácio pela garagem. Ele não quis comentar o pedido de demissão nem o que o motivou a deixar o cargo. Abordado pelo GLOBO foi sintético.

? Agora sou ex-ministro.

Na conversa com Alves, segundo relatos de auxiliares, Temer se mostrou “abaladíssimo” com a decisão do então ministro. Comentou que estava perdendo amigos no governo, o que lamentava muito.

Alves é um dos peemedebistas mais próximos a Temer e integra o mesmo grupo político dentro do partido, assim como Eduardo Cunha, que ontem teve o mandato cassado pelo Conselho de Ética da Câmara.

No governo Dilma Rousseff, Temer atuou para Alves ser indicado ministro pela petista. Ele conseguiu emplacar o amigo no Ministério do Turismo em 2014, depois que deixou a presidência da Câmara.

Quando se iniciou o processo de impeachment contra Dilma, Alves foi o primeiro peemedebista a pedir demissão do Ministério para evitar constrangimentos, já que Temer herdaria a cadeira presidencial.

O gesto foi considerado por Temer um sinal de lealdade e ele resolveu convidar Alves para o Ministério mesmo com os dois inquéritos que ele responde no âmbito da Operação Lava-Jato.