Cotidiano

Hemonúcleo de Foz pede doação de sangue de quem já se recuperou da covid-19

Do sangue dos recuperados pode se obter o plasma hiperimune ou convalescente para o tratamento de doentes graves

Hemonúcleo de Foz pede doação de sangue de quem já se recuperou da covid-19

Devido ao grave momento da pandemia do coronavírus, o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu está solicitando a doação simples de sangue de pessoas que se recuperaram da doença há mais de 45 dias. O objetivo é obter o plasma hiperimune para o tratamento de doentes graves. Para doar é preciso ter entre 18 e 60 anos, estar em boas condições de saúde e não ter estado em ventilação mecânica. Atenção: somente mulheres que nunca estiveram grávidas podem doar.

Para a doação é preciso agendar um horário pelo telefone (45) 3576-8020. O Hemonúcleo de Foz está localizado na Avenida Gramado, 364 – Vila A.

Uso do plasma

No dia 26 de agosto, o HMCC (Hospital Ministro Costa Cavalcanti) realizou a primeira transfusão de plasma hiperimune de Foz do Iguaçu e região para tratamento de paciente com a covid-19. O tratamento é um dos mais avançados do mundo e utiliza do procedimento para auxiliar o sistema imunológico de quem está doente, internado e em estado grave. Caso preencha rigorosamente todos os critérios clínicos, o paciente pode receber o plasma com anticorpos extraído do doador.

A Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC e responsável pelo Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, faz parte de uma iniciativa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) para um projeto-piloto de utilização de anticorpos do plasma do sangue de curados do novo coronavírus.

Fonte: Rádio Cultura de Foz