Cotidiano

Hemocentro potencializa doações de plaquetas durante o Carnaval

Para manter os estoques em dia, unidade vai atender na segunda-feira

Cascavel – O Hemocentro de Cascavel convoca doadores de plaquetas para comparecer, nesta segunda-feira, 27, à unidade para coleta de material. Nesse dia, os atendimentos serão exclusivamente destinados a esse público, com o objetivo de regular os estoques durante o feriado nacional de Carnaval e evitar qualquer imprevisto.

Conforme o diretor da unidade, Antonio Carlos Michels de Oliveira, alguns agendamentos já foram realizados, principalmente porque os voluntários de plaquetaféres precisam cumprir critérios como bom peso e acesso venoso e serem doadores de repetição – aqueles que já doaram sangue outras vezes. Nesse caso, o doador permanece 90 minutos até finalizar a coleta.

Em relação às doações de sangue, o Hemocentro avisa que as coletas só retornam na quarta-feira, dia 1º, a partir do meio-dia. “Fizemos um planejamento para que não falte sangue nesse período e atingimos um índice ideal. Por isso, a decisão de atender os doadores de plaquetas na segunda-feira e retornar com as demais na quarta”, explica Oliveira.

Quem quiser ser um doador e ajudar a salvar vidas pode entrar em contato com o Hemocentro pelo (45) 3226-4549 e agendar um horário para a coleta. “Com horário marcado, é mais agilidade no processo e conforto ao voluntário”, diz o diretor.

Integração

Na sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel de segunda-feira passada, Nei Haveroth levantou uma questão muito preocupante: de baixa nos estoques de sangue do Hemocentro e a necessidade de recorrer a outras unidades para repor as bolsas. Em seu pronunciamento, ele afirmou que foi solicitado sangue à unidade de Francisco Beltrão.

A direção do Hemocentro, por sua vez, diz que não houve essa necessidade e explica que esse tipo de “troca” ocorre quando uma das 22 unidades pertencentes à rede Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) está com estoque ideal de algum tipo de sanguíneo e possui “sobras”, em que oferece aos demais centros que estejam com algum déficit. “Esse controle ocorre por meio de um sistema de software integrado entre as redes. É como se tivéssemos uma ‘conta conjunta’ e quando um precisa mais que o outro, a troca é feita”, explica o diretor do Hemocentro de Cascavel. Ainda com relação a essa ajuda, há um número de corte, que ao ser atingido, garante estabilidade nos estoques. Isso significa que ao alcançar 180 doações em cada tipo sanguíneo, a unidade por fazer essa oferta sem que cause prejuízos aos pacientes. “Esse é um conceito da rede e que é praticado para que não haja nenhum dano à população”, diz Oliveira.

Integração

Na sessão da Câmara de Vereadores de Cascavel de segunda-feira passada, o vereador Nei Haveroth levantou uma questão muito preocupante: a de baixa nos estoques de sangue do Hemocentro e a necessidade de recorrer a outras unidades para repor as bolsas. Em seu discurso, afirmou que foi solicitado sangue à unidade de Francisco Beltrão.

A direção do Hemocentro, por sua vez, diz que não houve esta necessidade, e explica que este tipo de “troca” ocorre quando uma das 22 unidades pertencentes à rede Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) está com estoque ideal de algum tipo de sanguíneo e possui “sobras”, em que oferece aos demais centros que estejam com algum déficit. “Este controle ocorre por meio de um sistema de software integrado entre as redes. É como se tivéssemos uma ‘conta conjunta’ e quando um precisa mais que o outro, a troca é feita”, explica o diretor do Hemocentro de Cascavel. Ainda com relação a essa ajuda, há um número de corte, que ao ser atingido, garante estabilidade nos estoques. Isso significa que ao atingir 180 doações em cada tipo sanguíneo, a unidade por fazer esta oferta sem que cause prejuízos aos pacientes. “Este é um conceito da rede e que é praticado para que não haja nenhum dano à população”, finaliza.

Dias e horários

Segunda a quinta-feira: 8h às 12h – 13h às 17h
Sexta-feira: 8h às 12h – 13h às 15h