Cotidiano

Hemocentro homenageia doadores de Sangue

Em Cascavel, mensalmente as doações variam de 1,2 mil e 1,6 mil pessas

Cascavel – O Hemocentro de Cascavel realizou ontem, Dia Nacional do Doador de Sangue, uma homenagem aos doadores e também parceiros na luta por uma vida. Com cerca de 1,5 mil doações por mês, o espaço é um dos responsáveis pela distribuição de sangue e seus hemocomponentes para diversos hospitais em toda área de abrangência da 10ª Regional de Saúde, incluindo a Uopeccan, o Ceonc e o Hospital Universitário.

Doador há 38 anos, Paulo Roberto de Oliveira foi um dos homenageados. Ele é a pessoa que mais doou em Cascavel: 51 vezes só no Hemocentro. “Sou doador desde que completei 18 anos e enquanto eu puder, vou doar. Acredito que esse ato simples, que a maioria das pessoas pode fazer, é uma forma de demonstrar solidariedade ao próximo”.

De acordo com o diretor do Hemocentro, Antônio Carlos Michels, todas as pessoas que tiram um tempo em seus dias para doar sangue, estão de parabéns e precisam cada vez mais de um estímulo. “Essa é uma forma de agradecer por eles estarem no dia a dia salvando vidas. A cada doação que uma pessoa faz, quatro vidas podem ser salvas e é justamente esse ato que faz toda a diferença”.

Segundo ele, o Brasil tem dificuldades de atingir as metas de doações. “O ideal é de que pelo menos 3% da população doe sangue e esse número é de 1,9%. Infelizmente o sangue não tem substituto, é algo que depende totalmente da solidariedade e da boa vontade do outro”.

Conforme Michels, as doações mensais variam de 1,2 mil e 1,6 mil pessoas. “Isso representa uma média de 2,2 mil a 2,3 mil transfusões”.