Saúde

Hemocentro: Aumentos de casos de Covid-19 afastam doadores e reduz o estoque

O agendamento deve ser feito através do portal da Secretaria de Estado da Saúde (saude.pr.gov.br), clicando na aba “Doação de Sangue”

Hemepar,doação de sangue.
Curitiba,06/06/2017
Foto:Venilton Küchler
Hemepar,doação de sangue. Curitiba,06/06/2017 Foto:Venilton Küchler

Cascavel – O crescente aumento dos casos de Covid-19 com a nova variante Ômicron trouxe um problema para o Hemocentro de Cascavel, que busca o retorno dos doadores de sangue para que os estoques não passem da situação baixa para crítica. A assistente social do Hemocentro, Eliane Avancini, disse que nas últimas semanas a queda é de pelo menos 70% no número de doadores. “Temos uma capacidade de atender até 100 pessoas por dia e a nossa média é de no máximo 30, situação preocupante”, disse.

Segundo Avancini, a queda vem ocorrendo desde o começo de janeiro juntamente com o aumento gradativo dos casos de Covid-19. Os carros que transportam pacientes dos municípios da região que trazem doadores muitos dias não estão vindo porque os próprios funcionários foram contaminados e não tem como manter o serviço. Além disso, muitas pessoas que agendam não comparecem porque também acabam se contaminando e precisam se isolar.

Com isso, os estoques do Hemocentro estão baixos, de todos os tipos de sangue, principalmente aqueles com fator RH negativo. “Precisamos do apoio da população para não deixar baixar ainda mais e entrar em estado de alerta, já que para zerar os estoques é bem rápido”, alertou Eliane. O Hemocentro de Cascavel atende atualmente 48 municípios, todos da 10ª e da 20ª Regional de Saúde, que não está tendo captação de sangue, já que o médico está de férias.

 

Como doar

Para doar é necessário fazer agendamento e quando é feito o atendimento é agilizado, demorando no máximo 50 minutos. O cadastro pode ser feito das 7h30 às 17h30 de segunda a sábado sem fechar para o almoço. Pessoas que precisarem de atestado ou de declaração podem solicitar na direção da unidade. Para doar, é necessário um documento oficial com foto que pode ser os digitais. A pessoa deve estar bem alimentada, hidratada, sem sintoma de gripe, ter de 16 a 69 anos e ter no mínimo 50 kg.

 

Prazos

Eliane lembrou sobre a redução do prazo para a doação de sangue de pessoas que tiveram Covid-19. Antes era de 30 dias e foi reduzido para 10 dias, decisão tomada pelo o Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). A contagem começa a partir da recuperação completa da doença, e mesmo aqueles que estiveram assintomáticos e testaram positivo para a doença devem esperar os 10 dias para voltar aos hemocentros ou unidades de coleta de sangue do estado.

Pela norma, as pessoas candidatas à doação de sangue que apresentaram um teste diagnóstico Covid-19 positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias da data da coleta do exame. Aquelas que tiveram contato próximo a um caso confirmado deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas. Não apresentando nenhum sintoma, pode doar. Aqueles que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção deverão cumprir o isolamento indicado e só depois estarão aptos a doar.

 

Números

No ano passado 177.160 pessoas se candidataram para doar sangue e 151.054 bolsas foram coletadas nas 22 unidades da Hemorrede, do Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná). Antes da pandemia, em 2018, foram coletadas 184.406 bolsas; em 2019, 186 mil bolsas; e em 2020 o número já caiu para 170.090 bolsas de sangue coletadas e 199.341 candidatos à doação.

O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

O agendamento deve ser feito através do portal da Secretaria de Estado da Saúde (saude.pr.gov.br), clicando na aba “Doação de Sangue”.

 

 

Foto: AEN