Cotidiano

Hemepar precisa de doadores em todo Estado

Para manter os estoques em níveis regulares, são necessários de 500 a 600 doações diárias nas 21 unidades da rede

Curitiba – O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná solicita doações de sangue antes das festas de fim de ano e após as comemorações. Nos períodos de Natal, Ano-Novo e férias de verão, o número de doadores costuma cair entre 30% e 40%, mas a necessidade de abastecer os 384 hospitais com bolsas de sangue e hemoderivados se mantém. 

“Antes de viajar, é importante que as pessoas se lembrem de doar sangue. Precisamos da solidariedade dos doadores, pois, infelizmente, períodos de férias trazem um risco maior de acidentes em estradas e devemos estar preparados para qualquer situação emergencial”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

Estoque

Para manter os estoques em níveis regulares, são necessários de 500 a 600 doações diárias nas 21 unidades da rede. Apenas em Curitiba, o ideal é manter de 150 a 200 doações todos os dias. “Em média, precisamos de 14 mil coletas no Estado mensalmente, sendo 4.500 somente para a Capital e região”, diz Hatschbach.

Doação

Para doar é essencial estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem estar acompanhado do responsável. No momento da doação é importante estar descansado e evitar alimentação gordurosa algumas horas antes, mas não estar em jejum. Também é necessário portar um documento oficial com foto.

Funcionamento

Hemonúcleos de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina e Maringá funcionam de segunda a sexta-feira em horário normal. Hemonúcleo de Toledo estará fechado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.