Cotidiano

Helsinque estreia sistema de ônibus autônomos

RIO – Nas ruas da maior cidade da Finlândia, Helsinque, dois miniônibus circulam sem motoristas, levando até nove passageiros entre duas estações do distrito de Hernesaari. Desenvolvidos pela francesa EasyMile, os veículos ainda têm velocidade limitada a 11,5 quilômetros por hora na fase de testes, mas podem chegar a a 40,2 quilômetros por hora. Em caso de emergência, um motorista é acionado.

O projeto é parte de um ambicioso projeto que pretende livrar a cidade, que já conta com um sistema de transporte público muito eficiente, de carros no horizonte de uma década. No futuro, os passageiros poderão uma um programa de mobilidade “on-demand”, no qual poderão usar aplicativos para agendar e pagar por viagens de ônibus, trem, táxi, bicicleta e carros compartilhados.

O vice-prefeito da cidade, Pekka Sauri, afirmou que Helsinque quer se tornar internacionalmente conhecida por suas soluções em transporte urbano, conforme a o site CNN Money. “Esperamos que mais companhias e institutos de pesquisa desenvolvam ônibus autônomos.”

Os ônibus, já testados em ambientes controlados, vão estrear em outras duas cidades finlandesas, Espoo e Tampere, no próximo outono, sairão de circulação no início do inverno e voltarão às ruas na primavera.

A legislação do país não exige a presença de motoristas nos veículos.