Cotidiano

Heliporto da Casa Rosada será transformado em horta

Poucos rastros ficarão da passagem do helicóptero que deveriam recorrer em caso de extema urgência ex-presidentes como Isabelita Perón, nos anos 1970, e Fernando de la Rúa, no terrível final do governo da Aliança. A cobertura da Casa Rosada será, em poucos meses, uma horta cheia de verde.

O projeto, planejado pelo secretário-geral da presidência, Fernando de Andreis, tem como responsável a arquiteta Ana Volpato, subsecretária de políticas alimentares do Ministério de Desenvolvimento Social e responsável pelo programa Pró Horta, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta). O objetivo é somar-se ao movimento internacional de tetos verdes que causa furor no mundo, e abastecer de verduras e hortaliças o restaurante da Casa Rosada utilizado por empregados e visitantes no almoço.

? Vamos transformar a cobertura da Casa Rosada em uma horta com sistema hidropônico (com as raízes recebendo água e minerais) com a qual abasteceremos o nosso restaurante com verduras orgânicas ? confirma De Andreis, um verdadeiro fã do movimento.

Os exemplos vêm do primeiro mundo. “Bell, book and candle” é um restaurante de Nova York que tem uma horta que cultiva os vegetais que serve seus clientes. O sistema que se utilizaria na Casa Rosada (com mais de cinco mil metros quadrados de superfície) seria semelhante, a fim de não sobrecarregar de peso o prédio presidencial.

Sem sair dos Estados Unidos, o aeroporto O’Hare de Chicago tem sua própria horta de colunas de 26 torres com mais de 1.100 plantas.

O departamento técnico do Inta explica que os tetos verdes tem três grandes vantagens: a melhoria da qualidade do ar nas cidades, que se tornam mais frescas reduzindo o consumo de energia e melhoram a absorção de água, poeira e ruídos em grandes centros urbanos.

A febre da produção natural de frutas e verduras cobre grande parte do governo: a própria primeira-dama, Juliana Awada, apresentou na sexta-feira sua própria horta na residência presidencial de Olivos, com o presidente Mauricio Macri como testemunha e também com a assessoria de técnicos do Inta.

Tudo está pronto para começar em março o projeto. O histórico teto da Casa Rosada, com seu improvisado heliporto incluído, ficará abaixo da horta.