Policial

Helicóptero potencializa ação de equipes em solo, diz major

Em Cascavel, a aeronave também auxiliou em ?operações pontuais? realizadas pelo 6º BPM

Cascavel – O 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar) realizou ontem a Operação Terra Ar, que contou com o apoio de um helicóptero do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas). O veículo aéreo foi utilizado no levantamento de áreas de reintegração de posse, além de auxiliar no patrulhamento das equipes em terra.

Conforme o major Julio Cesar Pucci, comandante do Batalhão de Operações Aéreas, o uso de helicóptero em operações como esta auxilia no levantamento de rotas de fuga e na contagem da quantidade de pessoas em áreas de reintegração.

Pucci ressaltou ainda que o veículo potencializa o patrulhamento terrestre, permitindo um campo de ação maior. “O helicóptero é como se fosse os olhos das equipes em terra durante uma perseguição ou mesmo no cumprimento de mandados de busca e apreensão em residências. O policial se sente muito mais seguro e o marginal não tem como fugir”, explicou.

Com base na cidade de Londrina, no Norte do Estado, o helicóptero está auxiliando em ações na área de abrangência do 5º CRPM (Comando Regional de Polícia Militar) desenvolvida em áreas de fronteira. Em Cascavel a equipe conta com quatro policiais, sendo três na aeronave e um auxiliando em terra.

Na quinta-feira o veículo foi utilizado no combate a crimes de contrabando, dentre outras ações. “Fizemos o mapeamento de portos clandestinos e de locais onde há a passagem de eventuais veículos roubados para o Paraguai. Em Guaíra, também trabalhamos no patrulhamento preventivo naquela região”, concluiu Pucci.