Cotidiano

Helicóptero do Samu completa mil resgates

E os resultados positivos do serviço aeromédico do Samu fizeram com que os números de 2017 já superassem os do ano passado

Cascavel – Um exemplo de agilidade e bom atendimento. Assim definem as pessoas que já precisaram do socorro aeromédico do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). E esse trabalho não é pouco e a equipe só tem o que comemorar.

De acordo com o médico do Samu, Rodrigo Nicácio, hoje o serviço aeromédico do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) completa mil resgates feitos com o helicóptero do Paraná Urgência. “É um marco para a região, uma vez que o trabalho prestado na região é exemplo para outros consórcios do Estado”.

Segundo o médico, o governador Beto Richa fará a colagem de um adesivo no helicóptero para marcar o voo de número mil ainda nesta quarta-feira. “O resgate aeromédico, seja com o uso de helicópteros ou mesmo com o avião UTI [Unidade de Terapia Intensiva] faz toda a diferença do atendimento para preservar a vida do paciente. Desde que começamos com esse trabalho, nunca tivemos um paciente que entrasse em óbito durante a transferência para as mais variadas cidades do Estado”.

Ontem, um homem de 50 anos foi transferido de Boa Vista da Aparecida para o Hospital Nossa Senhora de Salete, em Cascavel. Com isquemia coronariana grave, o paciente foi o voo de número 998.

Além do serviço pelo ar, por terra o trabalho não para. Em todo o ano passado em Cascavel 31.768 pessoas foram atendidas pelas ambulâncias do Samu, média de mais de 87 pacientes por dia.

Comparativo

E os resultados positivos do serviço aeromédico do Samu fizeram com que os números de 2017 já superassem os do ano passado. De acordo com o relatório mensal das atividades, no mês de janeiro de 2016 foram 30 resgates e em janeiro deste ano 49, aumento de mais de 53% no período.

Em relação aos atendimentos feitos no dia a dia pelas ambulâncias do Samu nas ruas de Cascavel, coincidentemente o número é o mesmo nos meses de janeiro de 2016 e 2017: ao todo foram 2.568 pessoas atendidas, ou seja, mais de 85 todos os dias.