Agronegócio

Haverá mais soja nos campos brasileiros

O plantio de soja na safra 2018/19 do Brasil, cujo início é em setembro e outubro, deverá crescer cerca de 3% em 2017/18, para um novo recorde de 36 milhões de hectares, projetou a Agroconsult, que vê o produtor mais remunerado e expandindo suas lavouras sobre áreas de pastagens.

O aumento na semeadura poderia levar o Brasil – já o maior exportador global da oleaginosa – a se firmar de vez como líder também na produção após superar os Estados Unidos neste ano. “O crescimento [na área] será liderado pela expansão sobre pastagens degradas. Haverá também algo sobre as áreas de milho, mas não tanto como neste ano”, disse o sócio-diretor da Agroconsult, André Pessôa.

Ele avalia que o crescimento poderá ser de 1 milhão de hectares.

Em 2017/18, o plantio de soja ocupou grande parte da área anteriormente destinada ao milho, uma vez que os preços do cereal não estavam atrativos.

Para 2018/19, Pessôa destacou que os sojicultores também tendem a estar mais capitalizados para as atividades de semeadura, dada a recente alta do dólar ante o real, que favorece as receitas.

O diretor da Agroconsult não fez previsões para a produção de soja na nova safra, cuja colheita só se iniciará no começo de 2019 e dependerá também das condições climáticas.