Cotidiano

Harvard suspende time de futebol por ?relatórios? sexuais sobre alunas

harvard.jpg

RIO ? A Universidade de Harvard suspendeu seu time de futebol masculino pelo resto da temporada após a descoberta de ?relatórios? sexuais sobre as jogadoras do time feminino, que se estendem pelo menos desde 2012 a este ano. Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, a reitora da universidade, Drew Faust, classificou os comentários sobre as alunas como ?assustadores? e lamentou que eles não constituíram um fato isolado, e sim um hábito que se estendeu até a temporada atual.

Os documentos de 2012 foram descobertos pelo jornal de estudantes ?The Harvard Crimson? e mostram que os jogadores classificavam, de 1 a 10, a atratividade das mulheres, além de compartilharem imagens delas e comentários sobre qual posição sexual elas provavelmente gostariam. Chamados de ?relatórios de patrulha?, os documentos eram compartilhados em um grupo do Google.

?Ela parece bem forte, alta e masculina, então eu dou uma nota 3 porque me sinto mal. Não há muito mais o que dizer sobre esta, amigos?, escreveu um jogador.

?Ela me parece relativamente simples e provavelmente inexperiente sexualmente, então eu decido que papai e mamãe seria a posição preferida dela?, opinou outro membro do grupo.

O diretor de esportes da universidade, Robert Scalise, enviou um email para os atletas anunciando que a universidade vai cancelar os jogos restantes da temporada. ?A prática parece mais difundida no time e continou além de 2012, incluindo 2016?, justificou. O time de futebol masculino está atualmente liderando a Ivy League, um dos mais importantes campeonatos universitários, com oito universidades do nordeste dos Estados Unidos, como Columbia e Yale.

Seis mulheres que receberam comentários dos relatórios de 2012 escreveram uma carta aberta no ?The Harvard Crimson? no último sábado em que condenam os ?relatórios? mas acabam por perdoar os homens pelas suas atitudes. ?Estamos consternadas que as atletas do sexo feminino, que são estimuladas a se sentirem emponderadas e orgulhosas de suas habilidades, sejam tão regularmente reduzidas a suas aparências físicas?, escreveram.