Cotidiano

Harrison Ford se envolve em acidente aéreo na Califórnia

Film-Harrison-Ford-GDT1N52H4.1.jpgRIO – O ator Harrison Ford passou por um susto ontem quando pilotava seu avião partiicular, um monomotor Husky. Piloto experiente e colecionador de aeronaves antigas, o ator foi autorizado a pousar na pista 20-L no Aeroporto John Wayne, na Califórnia, mas se dirigiu à pista errada. Seu avião passou por cima de um 737 da American Airlines que transportava com 110 passageiros e uma tripulação de seis pessoas.

O avião de passageiros, AA-1546 conseguiu decolar em segurança rumo a Dallas poucos minutos depois do incidente.

Gravações de controle de tráfego aéreo registrarm Ford perguntando: “Esse avião estava destinado a estar debaixo de mim?”. Os controladores de tráfego aéreo informaram então Ford que ele tinha pousado no lugar errado. O incidente levou a uma investigação da Administração Federal de Aviação, que poderia resultar numa pena desde uma carta de advertência simples até a suspensão da licença de piloto de Ford.

Não é a primeira vez do ator em incidentes aéreos. Em 2015 ele aterrisou um avião da época da Segunda Guerra Mundial num campo de golfe depois que o motor falhou, quebrando um braço e sofrendo lesões menores na cabeça. Ele também aterrissou um helicóptero em 1999 durante uma aula de vôo. E, em 2000, o Beechcraft Bonanza de seis lugares de Ford raspou a pista durante um pouso de emergência.

Mas Ford é respeitado nos círculos da aviação. Uma testemunha do acidente de 2015 disse que Ford “salvou várias vidas” ao se dirigir ao campo de golfe, evitando uma região residencial.