Cotidiano

Harrison Ford poderia ter morrido durante filmagens de 'Star Wars'

han-solo.jpgRIO ? A produtora Foodles Production, propriedade da Disney, admitiu culpa em um acidente que poderia ter custado a vida do astro Harrison Ford durante as filmagens de “Star Wars: O despertar da Força”. Reprisando o papel de Han Solo no set da icônica Millenium Falcon, o ator foi atingido pela porta hidráulica da nave e jogado ao chão, ficando preso por ela. O incidente quebrou a perna de Ford e gerou um processo criminal contra a Foodles. Links Star Wars 26-07

Segundo o jornal “The Guardian“, o promotor Andrew Marshall descreveu o acidente para a corte: em um ensaio, Ford passou sob a porta, pensando que ela tinha um sistema de roldanas, como nos cenários da primeira trilogia de “Star Wars”. Entretanto, a porta era controlada de forma remota por outra pessoa e foi ativada no momento, atingindo o ator na região pélvica.

“Ela poderia ter matado alguém. Isso só não aconteceu porque um freio de emergência foi ativado”, afirmou o promotor em relação ao acidente ocorrido em 12 de junho de 2014.

O executivo de Saúde e Segurança disse que a porta cenográfica, confeccionada em metal e com funcionamento rápido, atingiu Harrison Ford com uma força comparável à de um carro pequeno. A empresa se declarou culpada, mas pretende contestar nível de risco do acidente.

O veredicto será anunciado em 22 de agosto.