Esportes

Hamilton diz que sentirá saudade da rivalidade com Rosberg

O anúncio da aposentadoria de Nico Rosberg surpreendeu o mundo do automobilismo e os fãs da Fórmula-1, mas não deixou o seu grande rival na categoria surpreso. O inglês Lewis Hamilton disse que já acreditava que o alemão quisesse ter mais tempo livre com a família depois de ter conquistado o título mundial. O tricampeão mundial disse, porém, que sentirá saudade da rivalidade com o alemão.

– Essa é a primeira vez que ele ganhou (um título) em 18 anos. Então, não me surpreendo que ele tenha decidido parar. Ele tem uma família e quer cuidar mais das crianças. A Fórmula-1 toma muito do seu tempo. Se eu vou sentir saudade da rivalidade? Com certeza – disse o piloto na festa de gala da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em Viena, na Áustria.

Hamilton e Rosberg são amigos desde a adolescência no kart. Mas a relação deles azedou quando passaram a disputar campeonatos correndo juntos pela Mercedes. Nos três anos em que estiveram juntos na Mercedes, o inglês conquistou dois campeonatos e o alemão foi o campeão deste ano. Mas quando Rosberg conquistou o título em Abu Dhabi, Hamilton o homenageou e recebeu o agradecimento do alemão.

– Começamos quando tínhamos 13 anos e sempre falávamos em ser campeões. Quando me juntei a este time (a Mercedes), Nico já estava lá, que era algo que também falávamos quando eramos crianças. Será muito estranho e triste não tê-lo na equipe no ano que vem. O esporte vai perdê-lo e eu o desejo o melhor.

Assim como Rosberg, Hamilton também tem 31 anos e agora está sem um companheiro de equipe na Mercedes. Mas enquanto a escuderia não escolhe um novo piloto para a temporada de 2017, lamenta a saída do seu campeão.

– Foi uma decisão corajosa de Nico e prova a força do seu caráter. Ele escolheu a aposentadoria no auge da sua carreira, como campeão mundial, o que era um sonho de infância. Aceitamos a sua decisão quando ele nos contou – disse Toto Wolff.

– Nico tem uma combinação especial de talento natural e espirito de luta que o fez ser quem é hoje. Durante a sua carreira, as pessoas achavam que ele ia traçar um caminho dourado apenas porque o seu pai (o finlandês Keke Rosberg) tinha sido campeão. De certa forma, isso tornou o seu desafio ainda maior. E significou que ele teve que lutar ainda mais com essa grande expectativa nos ombros.