Esportes

Hamilton corre para impedir o título de Rosberg

Com Lewis Hamilton, da Mercedes, na pole position, e seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, em segundo, além de Kimi Raikkonen, da Ferrari, em terceiro no grid de largada, o Grande Prêmio Brasil, o penúltimo da temporada 2016, promete neste domingo, às 14h, uma disputa como não se via desde pelo menos 2008. Naquele ano, Felipe Massa, que neste domingo larga na 13ª posição, terminou em primeiro lugar e, por alguns segundos, foi campeão, até que Hamilton chegou em quinto e tirou o título das mãos do brasileiro. O último campeão no país, que sedia o 45º GP, foi Jenson Button, em 2009. Para apimentar mais, a previsão é de chuva.

TABELA: Veja classificação, resultados e calendário da F-1 em 2016

LINKS FÓRMULA-1 12-11

Este ano, Rosberg, com 19 pontos de vantagem sobre o inglês, precisa só de uma vitória, em Interlagos, para subir no topo do pódio com a coroa de louros do Mundial de pilotos, ou uma combinação de resultados em que o companheiro chegue algumas posições abaixo. Caso contrário, a decisão será levada para Abu Dhabi, daqui a duas semanas.

É a segunda pole de Hamilton em Interlagos, que apesar disso nunca venceu no circuito. Com a conquista, ele soma 60 poles em sua carreira e se aproxima do recorde de Ayrton Senna, com 65, e de Michael Schumacher, com 68:

? Tenho muito boas memórias daqui e da torcida local, que é muito colorida e canta bastante. Eu gosto muito disso. Vai ser um dia muito especial para mim, claro, embora eu tenha algumas dificuldades na pista. Sair em primeiro é uma vantagem e vou tentar usá-la a meu favor.

FELIPE NASR EM ÚLTIMO

Nico Rosberg, que venceu no circuito brasileiro no ano passado e em 2014, também elogiou a torcida, mas não se fez de rogado com relação a buscar a vitória e o título. Se vencer, será o 33º campeão da categoria.

? É realmente um circuito arriscado, mas vou tentar tomar a frente logo na primeira curva. Sei que é um espaço curto, mas é lá que vou tentar ? brincou.

A pole position de Hamilton não foi surpresa. O inglês dominou quase todas as sessões livres e todo o treino classificatório, fechando a volta em 1m10s736, contra 1m10s838 do alemão. Já os brasileiros tiveram muitos problemas. Felipe Massa, da Williams, que tinha feito o sétimo tempo no Q1, terminou em 13º na segunda parte e não foi para a disputa da pole position. Felipe Nasr, da Sauber, vai largar na última posição.

? O pneu dianteiro teve algum problema, o carro estava saindo de frente demais, temos que ver o que aconteceu. Foi uma pena, pois estava bem confiante depois da primeira saída. Infelizmente não aconteceu, mas a corrida é longa amanhã (domingo) ? explicou Massa, que, mesmo assim, foi até o muro agradecer aos torcedores. ? O mínimo que tenho a fazer é retribuir o carinho do pessoal de São Paulo. Subi no muro e quase caí.