Cotidiano

Hamas elege representante da linha-dura para chefe na Faixa de Gaza

64867866_FILES This file photo taken on October 21 2011 shows then Hamas leader Ismail Haniya L and.jpg

GAZA ? O Hamas elegeu nesta segunda-feira Yahya Sinwar como seu novo chefe na Faixa de Gaza. Ele é um dos fundadores do braço armado do grupo e é considerado um terrorista pelos Estados Unidos. O movimento, que governa a Faixa de Gaza há dez anos, realiza há vários meses um processo de eleições internas.

? Yahya Sinwar foi eleito chefe do conselho político do Hamas na Faixa de Gaza, sucedendo Ismail Haniyeh ? declarou um dos responsáveis do movimento, que não quis revelar sua identidade.

Segundo vários observadores, Haniyeh é o sucessor mais provável do atual dirigente do movimento, Khaled Mechaal, exilado no Catar.

Em setembro de 2015, os Estados Unidos incluíram Yahya Sinwar ? nascido em 1962 no campo de refugiados de Khan Yunes, na Faixa de Gaza ? em sua lista de terroristas. Outros dirigentes do Hamas e de seu braço armado, Ezedin al-Qasam, também estão nesta lista.

Sinwar, detido por Israel em 1988 por atividade terrorista, foi condenado a quatro penas de prisão perpétua, antes de ser libertado em outubro de 2011. Ele foi solto no âmbito de um acordo de troca de mil presos palestinos pela libertação do soldado franco-israelense Gilad Shalit, que ficou detido por cinco anos pelo Hamas.